O IMPACTO DA CIRURGIA PLÁSTICA NA AUTOESTIMA DE PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO

Autores/as

  • Lucas Meine Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Vinicius Andre Guerra Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Dalto Viganó Pastro Faculdade de Medicina Centro Universitário
  • Jailson Junior Martini Barboza Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Leonardo Abreu Motta Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16211

Palabras clave:

Autoestima. Qualidade de vida. Cirurgia plástica.

Resumen

A Cirurgia Plástica teve desenvolvimento significativo no século XX em detrimento das grandes guerras mundiais e a necessidade de tratar soldados feridos. Com o decorrer dos anos, a Cirurgia Plástica reparadora ampliou-se para fins estéticos em pacientes saudáveis, em virtude da influência que o padrão de beleza exerce na sociedade. No Brasil, o interesse pela Cirurgia Plástica Estética (CPE) aumentou, tornando-o o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos. A aparência física tem papel importante na sociedade, pois influencia nas relações interpessoais e profissionais. A mídia contribui para fortalecer padrões de beleza, afetando a percepção do indivíduo sobre si mesmo. Os valores estéticos são subjetivos e não podem ser qualificados cientificamente, variando conforme julgamentos individuais. A CPE é motivada pela busca por satisfação pessoal, melhorando a saúde mental e autoestima do sujeito. A CPE transforma a aparência física e provoca melhorias no âmbito psicológico relacionado à imagem corporal do indivíduo. Este trabalho é descritivo e de caráter quantitativo, e considerando-se os procedimentos, é uma pesquisa de campo, com o objetivo de avaliar o impacto da cirurgia plástica na autoestima e qualidade de vida do paciente pós-operatório.

Biografía del autor/a

Lucas Meine, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.

Vinicius Andre Guerra, Centro Universitário Assis Gurgacz

Médico pneumologista. Doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS obtido em 2020. Professor da Faculdade de Medicina Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.  

Dalto Viganó Pastro, Faculdade de Medicina Centro Universitário

Médico cirurgião plástico pelo serviço Dr. Wilson Rubens Andreoni - Hospital Heliópolis, concluído em 2012. Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Professor da Faculdade de Medicina Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Cascavel-PR. 

Jailson Junior Martini Barboza, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil. 

Leonardo Abreu Motta, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Meine, L., Guerra, V. A., Pastro, D. V., Barboza, J. J. M., & Motta, L. A. (2024). O IMPACTO DA CIRURGIA PLÁSTICA NA AUTOESTIMA DE PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3940–3947. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16211