EFEITOS DA CINESIOTERAPIA ASSOCIADA À REALIDADE VIRTUAL EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

Autores/as

  • Kamilla Vieira Lino UniLs
  • Dalvania Cássia Ferreira da Silva UniLs
  • Sandra Regina Tavares Alves UniLs
  • Hana Barros Bezerra Lobo UniLs

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16025

Palabras clave:

Realidade virtual. Realidade aumentada. Parkinson. Reabilitação.

Resumen

A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta principalmente o controle motor, resultando em tremores, dificuldades na marcha e equilíbrio. A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) são tecnologias distintas que oferecem experiências imersivas de maneira diferente. O objetivo deste artigo é investigar os efeitos da cinesioterapia associados à realidade virtual (RV) na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson (DP), focando em aspectos como controle motor, equilíbrio, marcha e função cognitiva. Os resultados indicam que essa combinação terapêutica promove melhorias significativas em comparação à cinesioterapia tradicional, evidenciando o potencial da RV como uma ferramenta eficaz na reabilitação neuromotora. Apesar dos benefícios relatados, o estudo também aponta limitações, como questões de acessibilidade e a necessidade de mais pesquisas de longo prazo. Concluindo, a integração da cinesioterapia com a RV pode transformar a abordagem terapêutica para pacientes com DP, melhorando sua qualidade de vida.

Biografía del autor/a

Kamilla Vieira Lino, UniLs

Graduanda do curso de fisioterapia- UniLs. 

Dalvania Cássia Ferreira da Silva, UniLs

Graduanda do curso de fisioterapia- UniLs.

Sandra Regina Tavares Alves, UniLs

Graduanda do curso de fisioterapia- UniLs. 

Hana Barros Bezerra Lobo, UniLs

Orientadora do curso de fisioterapia- UniLs.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Lino, K. V., Silva, D. C. F. da, Alves, S. R. T., & Lobo, H. B. B. (2024). EFEITOS DA CINESIOTERAPIA ASSOCIADA À REALIDADE VIRTUAL EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2182–2203. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16025