FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Simone Aparecida Silva Instituto Superior Pedagógico para la Educación
  • Leonardo Video Goes Universidade do Estado do Amazonas
  • Maria Gabriela do Carmo Sobrosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Marta Maria Vieira do Prado Instituto de Educação e Ensino Superior
  • Simone de Mattos Martins Teixeira Must University
  • Valdir Antonio Rosa Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15449

Palabras clave:

Tecnologias. Educação. Cultura digital. Aprendizagem colaborativa. Avaliação formativa.

Resumen

Este estudo abordou a integração de tecnologias na sala de aula, orientada por princípios tecnológicos e pedagógicos adequados, como forma de responder às demandas da educação do século XXI. O problema central investigado foi a dificuldade dos educadores em utilizar as tecnologias disponíveis no ambiente escolar. O objetivo geral foi analisar os princípios tecnológicos e pedagógicos que orientam essa integração, destacando sua relação com a cultura digital. No desenvolvimento, foram explorados os conceitos de interatividade, multimodalidade e acessibilidade, além de práticas pedagógicas como a avaliação formativa e a aprendizagem colaborativa. As considerações finais indicaram que a integração tecnológica, quando bem orientada, promove um ensino inclusivo, proporcionando um aprendizado personalizado. Além disso, salientou-se a importância da formação continuada dos professores e da adequação da infraestrutura tecnológica nas escolas para garantir a eficácia dessas práticas. Concluiu-se que, embora este estudo tenha fornecido importantes subsídios para a modernização das práticas pedagógicas, outros estudos são necessários para avaliar o impacto a longo prazo das tecnologias na aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, analisando obras relevantes sobre o tema.

Biografía del autor/a

Simone Aparecida Silva, Instituto Superior Pedagógico para la Educación

Mestra em Pedagogia Profissional Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica Professional, Cuba.

Leonardo Video Goes, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus-AM.

Maria Gabriela do Carmo Sobrosa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai.

Marta Maria Vieira do Prado, Instituto de Educação e Ensino Superior

Especialista em  Neuropsicopedagogia, Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia Brasília – DF. 

Simone de Mattos Martins Teixeira, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Valdir Antonio Rosa, Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia

Especialista em  Neuropsicopedagogia, Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia, Brasília – DF. 

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Silva, S. A., Goes, L. V., Sobrosa, M. G. do C., Prado, M. M. V. do, Teixeira, S. de M. M., & Rosa, V. A. (2024). FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3428–3435. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15449