A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14921Palabras clave:
Aprendizagem. Lúdico. Docente. Contribuições. Conhecimento.Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da ludicidade no 1º ano do ensino fundamental. Assim, representa um aporte no processo de ensino-aprendizagem, avaliando a compreensão do professor alfabetizador sobre o potencial da ludicidade no processo de alfabetização da criança. Este trabalho baseia-se em Oliveira (2010, p.32), que nos instiga a refletir sobre a ludicidade, onde a criança constrói e desconstrói, tornando a aprendizagem mais leve. A abordagem da pesquisa é qualitativa e descritiva, realizada em duas escolas: uma privada (EP) e outra pública (EM) no município de Escada, localizado na zona da mata do estado de Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores referidos como P1 e P2. Ambas as escolas privadas e públicas estão localizadas no centro da cidade, atendendo a um público-alvo com condições econômicas menos favoráveis. A escola municipal atende a um público diversificado. Durante a pesquisa, observou-se a importância da ludicidade como tema e as contribuições da ludicidade no 1º ano do ensino fundamental. Os objetivos eram confirmar as respostas obtidas. Essa hipótese foi confirmada pelos relatos de todos os professores, que reconheceram a importância da construção da ludicidade no desenvolvimento sistemático e na atualização de ferramentas lúdicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY