MOTIVAÇÕES DO CONSUMIDOR DIGITAL DE CAMISAS DE FUTEBOL DE SEGUNDA MÃO

Autores/as

  • Luís Marcelo de Camargo e Castro Universidade de São Paulo ESALQ/USP
  • Larissa Maria Ribeiro da Silva Universidade de São Paulo EACH/USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13155

Palabras clave:

Brechó. Colecionismo. Mídias sociais. Economia circular. Hábitos de consumo.

Resumen

O aumento do comércio de produtos de revenda e a crescente preocupação com a sustentabilidade e com a economia circular têm promovido a expansão de brechós segmentados físicos e online no Brasil, inclusive de camisas de futebol. Conhecer quais são as características e necessidades desses consumidores é fundamental para que se consiga satisfazer seus desejos, mitigar suas dores, criar serviços e agregar valor aos itens oferecidos. O objetivo deste trabalho foi compreender as motivações de consumo, além dos hábitos de compra e os canais mais utilizados pelos consumidores de camisas de futebol de segunda mão. Para alcançar tais resultados, realizou-se uma pesquisa de métodos mistos por meio de pesquisa exploratória qualitativa com proprietários de estabelecimentos físicos e virtuais e, em seguida, uma pesquisa quantitativa descritiva com os consumidores, além da revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que colecionadores, torcedores e, mais recentemente, pessoas ligadas à moda se interessam por camisas “vintage”. A exclusividade e a beleza das peças constituem fortes atrativos, mas existe pouca conscientização a respeito da sustentabilidade. Aspectos hedônicos e emocionais, como a nostalgia, a caça ao tesouro e a sensação de pertencimento a um grupo, sobrepõem-se ao sentido utilitário de vestir a peça como motivações de compra. A pirataria e a conservação dos itens representam preocupações recorrentes dos clientes, que utilizam preferencialmente o “e-commerce” e as mídias sociais para realizar suas compras. Todos esses elementos podem ser trabalhados por vendedores a fim de se criar estratégias para agregar valor e atrair novos consumidores.

Biografía del autor/a

Luís Marcelo de Camargo e Castro, Universidade de São Paulo ESALQ/USP

MBA em Marketing com titulação de especialista Universidade de São Paulo ESALQ/USP.

Larissa Maria Ribeiro da Silva, Universidade de São Paulo EACH/USP

Mestrado em Têxtil e Moda Universidade de São Paulo EACH/USP. 

Publicado

2024-03-11

Cómo citar

Castro, L. M. de C. e, & Silva, L. M. R. da. (2024). MOTIVAÇÕES DO CONSUMIDOR DIGITAL DE CAMISAS DE FUTEBOL DE SEGUNDA MÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1079–1109. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13155