DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO REMOTO DURANTE A PANDEMIA POR COVID- 19: UMA ANÁLISE ERGONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10511Palabras clave:
Fisioterapia Aplicada a Traumato-ortopedia e Reumatológica.Resumen
A pandemia por Covid-19 acarretou impactos diversos na sociedade brasileira. As medidas de restrição e isolamento social ocasionaram o fechamento de escolas e a proibição de aulas presenciais no Brasil. O teletrabalho foi realizado a partir de aulas e atividades remotas através de instrumentos digitais. Os docentes receberam um aumento considerável de jornada de trabalho. A maioria passou a exercer as atividades laborais em tempo integral no ambiente domiciliar, cujas condições foram obviamente improvisadas. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral investigar a presença dos distúrbios osteomusculares associados ao trabalho remoto docente no contexto da pandemia mundial por Covid-19. Ademais, como objetivos específicos têm-se: entender o desenvolvimento e eventos principais referentes à pandemia por Covid-19; conhecer a dinâmica do teletrabalho; compreender o papel da ergonomia; conhecer as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, à relevância da saúde do trabalhador e os instrumentos principais de avaliação ergonômica, além de investigar a atuação da fisioterapia na prevenção e tratamento das doenças ocupacionais do trabalho. Trata-se então de uma revisão integrativa de natureza qualitativa. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os seguintes descritores: “saúde do trabalhador”, “ergonomia”, “teletrabalho”, “covid- 19” nos idiomas português, espanhol e inglês. Estabeleceu-se como delimitação os anos de 2011 a 2021, sendo enfatizados e preferenciados as pesquisas dos últimos 5 anos. As bases de dados consultadas foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O ensino remoto foi um recurso emergencial utilizado no Brasil no período da pandemia por Covid-19 e evidenciou diversos problemas no sistema educacional em nosso país, bem como favoreceu o adoecimento de muitos professores mediante a manutenção de posturas e exercício de movimentos repetitivos frente ao computador por longos períodos, além das dificuldades diversas na administração e adaptação do ambiente doméstico e familiar. Evidencia-se uma elevada prevalência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em professores em decorrência do teletrabalho na pandemia. A manutenção de posturas viciosas durante o trabalho com computadores e demais instrumentos tecnológicos, geralmente sentados e executando movimentos repetitivos, fatores predisponentes para o desenvolvimento de DORT. O que implica a necessidade de intervenções e estratégias ergonômicas que auxiliem os docentes na adaptação do mobiliário e ambiente doméstico, bem como na melhor administração do tempo de trabalho e junção com as tarefas familiares. No mais, constatou-se a necessidade e importância da realização urgente de mais pesquisas e investigações científicas sobre o assunto.
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