A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO APORTE PARA INCLUSÃO

Autores

  • Greice Kely Santos Silva Servidora Pública do município de Barra dos Coqueiros-SE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9253

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Comunicação Alternativa. Necessidades Educacionais Especiais. Inclusão. Escolarização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o objetivo de discutir a importância da utilização de Tecnologia Assistiva, em específico a Comunicação Alternativa, para a avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência viabilizando um melhor desempenho do discente com necessidades educacionais especiais. Para que a inclusão ocorra, devemos partir da premissa que a escola precisa repensar o seu processo escolarização, realizar adaptação curricular, desenvolver propostas pedagógicas específicas e individualizadas. A utilização da tecnologia voltada para Comunicação Alternativa (CA), contribui significativamente para a interação social de todos os indivíduos que necessitam de recursos para se sentirem inseridos igualitariamente perante a sociedade. Para construir uma escola que respeita a diversidade, onde a inclusão é peça-chave na prática educacional, a mesma deve buscar atender da melhor maneira, todos os alunos respeitando suas particularidades, na busca de melhorias contínuas. Além disso, a promoção de formações continuadas para os professores é fator primordial para que a inclusão se torne efetiva, baseando-se numa restruturação no currículo escolar com foco no progresso educacional do aluno.

Biografia do Autor

Greice Kely Santos Silva, Servidora Pública do município de Barra dos Coqueiros-SE

Graduada em Pedagogia.  MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Especialista em Ludopedagogia e Educação Infantil. Servidora Pública do município de Barra dos Coqueiros-SE.  Professora da educação básica, anos iniciais. CV: http://lattes.cnpq.br/3834950288603373.               

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Silva, G. K. S. (2023). A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO APORTE PARA INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 678–686. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9253