FATORES ASSOCIADOS AO SOFRIMENTO PSÍQUICO E À SAÚDE MENTAL DE PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Logan Caixeta Magalhães Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
  • Gislaine Barbosa da Silva Oliveira UNICEPLAC
  • Marcos André de Souza Lima UNICEPLAC
  • Elisângela de Andrade Aoyama UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i11.31561

Palavras-chave:

Saúde mental, Pessoa idosa, Sofrimento psíquico, Fatores de risco, Fatores de proteção

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os fatores biológicos, psicológicos e sociais associados à saúde mental de pessoas idosas, destacando sua relação com o sofrimento psíquico e suas repercussões na qualidade de vida. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter qualitativo e descritivo, realizada nas bases SciELO, PubMed/MEDLINE e LILACS, com seleção de estudos publicados entre 2021 e 2026. Os resultados evidenciaram que fragilidade, dependência funcional, comprometimento cognitivo, multimorbidade, isolamento social, sintomas ansiosos e depressivos, perda auditiva e hábitos de vida inadequados podem aumentar a vulnerabilidade ao sofrimento psíquico. Em contrapartida, apoio familiar, participação social, atividade física, alimentação saudável, espiritualidade, lazer, intervenções psicológicas, reabilitação funcional e acompanhamento de enfermagem demonstraram efeitos protetivos sobre a saúde mental. Conclui-se que o sofrimento psíquico na velhice resulta da interação entre múltiplos fatores, exigindo abordagem integral e multidimensional. Destaca-se a importância da enfermagem na identificação precoce de vulnerabilidades, no fortalecimento da autonomia e na implementação de estratégias de promoção da saúde mental e da qualidade de vida da pessoa idosa.  

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Logan Caixeta Magalhães, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

    Acadêmico de enfermagem UNICEPLAC. 

  • Gislaine Barbosa da Silva Oliveira, UNICEPLAC

    Acadêmico de enfermagem UNICEPLAC. 

  • Marcos André de Souza Lima, UNICEPLAC

    Orientador e docente na UNICEPLAC, Mestre em Gerontologia e doutorando em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) 

  • Elisângela de Andrade Aoyama, UNICEPLAC

    Orientadora.  docente na UNICEPLAC. Mestra em Engenharia Biomédica. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Gestão em Educação Ambiental. 

Downloads

Publicado

2026-11-04

Como Citar

Magalhães, L. C., Oliveira, G. B. da S., Lima, M. A. de S., & Aoyama, E. de A. (2026). FATORES ASSOCIADOS AO SOFRIMENTO PSÍQUICO E À SAÚDE MENTAL DE PESSOAS IDOSAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(11), 1-19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i11.31561

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 48

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.