SÍNDROME CORONARIANA AGUDA: CORRELAÇÃO ENTRE FATORES PREDISPONENTES E DESFECHOS CLÍNICOS EM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE NO OESTE DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31464

Palavras-chave:

Sídrome Coronariana Aguda, Fatores de risco, Terapêutica cardiovascular

Resumo

Esse artigo buscou descrever os fatores predisponentes presentes em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e explorar sua associação com os desfechos terapêuticos observados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritivo-exploratória, documental e ex-post-facto, realizada por meio da análise de 150 prontuários de pacientes atendidos em um hospital de alta complexidade de Cascavel-PR ao longo de dez anos, com dados organizados e analisados no Microsoft Excel. A média de idade foi de 69,8 anos, com predomínio do sexo masculino (67%). Os fatores de risco mais frequentes foram hipertensão (81%), dislipidemia (42%), diabetes mellitus (39%) e tabagismo ativo (19%), além de IMC médio de 27,67, na faixa de sobrepeso. Quanto aos desfechos, 72% dos pacientes foram submetidos à intervenção coronariana percutânea, 15% à cirurgia de revascularização do miocárdio e 22% ao tratamento clínico exclusivo, com mortalidade de 6%. Conclui-se que a convergência de múltiplos fatores predisponentes compõe um cenário clínico complexo, que influencia a escolha terapêutica e os desfechos, reforçando a importância da identificação precoce e do controle dos fatores de risco modificáveis.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Alves de Souza, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Discente do curso de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

  • Yasmin Neves Santos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

    Discente do curso de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

  • Rui Manuel de Souza Sequeira Antunes de Almeida, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

    Orientador. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, realizou Residência em Cirurgia Cardiovascular no Hospital Evangélico de Curitiba e Residência em Cirurgia Cardiotorácica Pediátrica no Hospital for Sick Children, de Adultos emThe National Heart Hospital e The Harley Street Clinic, em Londres. Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Downloads

Publicado

2026-10-26

Como Citar

Souza, C. A. de, Santos, Y. N., & Almeida, R. M. de S. S. A. de. (2026). SÍNDROME CORONARIANA AGUDA: CORRELAÇÃO ENTRE FATORES PREDISPONENTES E DESFECHOS CLÍNICOS EM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE NO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-9. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31464

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.