ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) NO MANEJO DE COMPORTAMENTOS DESAFIADORES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31199

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, Contexto escolar

Resumo

Intervenções fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) têm se consolidado como estratégias cientificamente embasadas para o manejo de comportamentos desafiadores apresentados por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. Este estudo teve como objetivo analisar as principais estratégias da ABA utilizadas no ambiente escolar para o manejo desses comportamentos, por meio de uma revisão integrativa da literatura. A revisão considerou publicações de 2014 a 2024 e foi realizada entre fevereiro e abril de 2026 nas bases SciELO e Google Scholar. Foram incluídos artigos científicos em português e inglês, disponíveis na íntegra e diretamente relacionados ao tema. Os resultados indicam que estratégias como reforçamento positivo, ensino de comportamentos alternativos, estruturação do ambiente e avaliação funcional do comportamento apresentam resultados consistentes na redução de comportamentos disruptivos e na promoção de habilidades adaptativas. Conclui-se que a ABA constitui um referencial relevante para práticas educacionais inclusivas, especialmente quando suas estratégias são articuladas às características do contexto escolar e às necessidades individuais dos estudantes com TEA.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Milena Silva, Centro Universitário Mário Pontes Jucá

    Graduanda em Psicologia, Centro Universitário Mário Pontes Jucá. 

  • Tainá Teixeira Cavalcante de Lima, Centro Universitário Mario Pontes Jucá

    Doutora em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, professora orientadora, Centro, Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ). 

Downloads

Publicado

2026-10-16

Como Citar

Silva, M. M., & Lima, T. T. C. de. (2026). ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) NO MANEJO DE COMPORTAMENTOS DESAFIADORES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31199

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.