EDUCAÇÃO 5.0: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA ERA DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES

Autores

  • Luciana Dallazen Rodrigues Must University
  • Suzana Maria Xavier Silva Must University
  • Marcelo Rodrigues de Paula Must University
  • Humberto Nunes Rodrigues Must University
  • Romeu Fernandes de Lima Must University
  • Alcinete Silva de Morais Metropolitan University of Science

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29035

Palavras-chave:

Educação 5.0. Tecnologias Emergentes. Formação Humana.

Resumo

Este artigo analisa os desafios, as oportunidades e as perspectivas que a Educação 5.0 apresenta para a formação humana no contexto das tecnologias emergentes. Por meio de revisão narrativa da literatura científica, foram consultadas publicações indexadas nas bases SciELO, ERIC, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Scholar, cobrindo o período de 2021 a 2026. Os resultados evidenciam que a Educação 5.0 supera os limites instrumentais das gerações tecnológicas anteriores ao propor uma articulação entre tecnologias digitais avançadas e a centralidade do desenvolvimento humano integral. Constata-se que os principais desafios residem na formação docente insuficiente, nas desigualdades de acesso à infraestrutura digital e na ausência de políticas públicas integradas. As oportunidades identificadas incluem a personalização da aprendizagem via inteligência artificial (IA), a expansão dos recursos midiáticos e a consolidação de metodologias ativas. Conclui-se que a Educação 5.0 exige não apenas atualização tecnológica, mas uma reorientação epistemológica e ética do processo educativo, com implicações diretas para currículos, práticas pedagógicas e políticas de formação docente.

152 64

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Dallazen Rodrigues, Must University

    Licenciatura Plena em Pedagogia, e Pós graduação em educação infantil e Séries iniciais, Mestranda pela Must em Tecnologias Emergentes na Educação.

  • Suzana Maria Xavier Silva, Must University

    Professora do Atendimento Educacional Especializado pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Formada em matemática licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda pela Must em Tecnologias Emergentes na Educação.

  • Marcelo Rodrigues de Paula, Must University

    Especialização em Educação Matemática, pela Universidade Federal de Goiàs. Função atual Diretor da Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães, em Goiânia/ GO. Mestrando pela Must em Tecnologias Emergentes na Educação.

  • Humberto Nunes Rodrigues, Must University

    Especialista em Matemática - Universidade Federal de Goiás. Mestrando pela Must em Tecnologias Emergentes na Educação.

  • Romeu Fernandes de Lima, Must University

    Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática - Faculdade Unyleya. Mestrando pela Must em Tecnologias Emergentes na Educação.

  • Alcinete Silva de Morais, Metropolitan University of Science

    Licenciatura em Pedagogia, em Letras-Libras, em Ciências Biológicas; especialização em Docência do Ensino Superior em Libras, em  AEE e educação especial; mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Professora na educação infantil. Metropolitan University of Science.

Downloads

Publicado

2026-07-23

Como Citar

Rodrigues, L. D., Silva, S. M. X., Paula, M. R. de, Rodrigues, H. N., Lima, R. F. de, & Morais, A. S. de. (2026). EDUCAÇÃO 5.0: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA ERA DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29035

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.