ADEQUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26916

Palavras-chave:

Pré-natal. Saúde materna. Qualidade da assistência.

Resumo

O pré-natal é fundamental para a redução de complicações materno-infantis, sendo um importante indicador da qualidade da atenção à saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar a adequação da assistência pré-natal na rede pública de saúde do município de Cáceres-MT. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 106 puérperas atendidas em hospital de referência. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, incluindo variáveis sociodemográficas e características da assistência pré-natal. A adequação do pré-natal foi avaliada por meio do índice de Kessner modificado por Takeda, o qual considera o início do acompanhamento e o número de consultas realizadas. Observou-se elevada prevalência de adequação do pré-natal, com 86,8% dos casos classificados como adequados e 13,2% como intermediários, sem registros de inadequação. A assistência pré-natal no município apresentou elevada adequação, indicando bom acesso e continuidade do cuidado. Contudo, a presença de casos intermediários evidencia a necessidade de fortalecimento das ações voltadas ao início precoce do acompanhamento e à realização adequada do número de consultas.

253 60

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Debora Coqueiro Sanches, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso.

  • Emilly Ketlen Braz Felipe, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso.

  • Leonardo Blanski Küster, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso.

  • Cassiele de Lima Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso.

  • Flávia Garcia Pires, Universidade Federal do Rio Grande

    Orientadora: Médica graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil (SP), com Pós-Graduação em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Pós-Graduação em Ginecologia de Alta Performance pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), além de Pós-Graduação Lato Sensu em Ginecologia Regenerativa e Estética Íntima pela Universidade São Judas Tadeu (SP).

Downloads

Publicado

2026-06-02

Como Citar

Sanches, D. C., Felipe, E. K. B., Küster, L. B., Ferreira, C. de L., & Pires, F. G. (2026). ADEQUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26916

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.