HUMANIZAÇÃO DO PARTO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO Á VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM

Autores

  • Clarice Uchoa Simões UNIG
  •  Maria Eduarda Emmel Gomes UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Keila do Carmo Neves UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22659

Palavras-chave:

Humanização do parto. Violência obstétrica. Atuação da enfermagem.

Resumo

A humanização do parto configura-se como abordagem essencial para promover respeito, autonomia e dignidade à gestante, sendo ferramenta eficaz no enfrentamento da violência obstétrica, a assistência centrada na mulher integra comunicação clara, acolhimento, participação ativa nas decisões e práticas seguras baseadas na fisiologia do parto, reduzindo intervenções desnecessárias e prevenindo condutas coercitivas. O objetivo geral do estudo é investigar a atuação da enfermagem na humanização do parto como estratégia de enfrentamento à violência obstétrica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que permite sintetizar o conhecimento existente e incorporar a aplicabilidade de resultados de estudos relevantes na prática profissional, reunindo contribuições de diferentes autores sobre um mesmo tema. Os resultados evidenciam que a atuação do enfermeiro transcende o domínio técnico, assumindo papel mediador, educativo e protetor dos direitos reprodutivos, ao organizar fluxos assistenciais, monitorar rotinas e intervir frente a condutas inadequadas, o enfermeiro contribui para transformar o ambiente obstétrico e consolidar modelos de cuidado mais acolhedores. Conclui-se que a humanização do parto, articulada à prática qualificada da enfermagem, representa elemento indispensável para prevenção da violência obstétrica, promoção de autonomia feminina e fortalecimento de experiências de nascimento seguras e respeitosas.

254 179

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clarice Uchoa Simões, UNIG

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

  •  Maria Eduarda Emmel Gomes, UNIG

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

    Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

  • Keila do Carmo Neves, UNIG

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem em Nefrologia; UTI Neonatal e Pediátrica; Estética e Cosmetologia; e Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Pessoal. Docente na Universidade Iguaçu (UNIG) e na Associação Brasileira de Ensino Universitário (UNIABEU). Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Neonatologia e Pediatria da UNIG. Professora orientadora do Projeto de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIG (PIC–FaCBS/UNIG). 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Simões, C. U., Gomes, MariaE.E., Ribeiro, W. A., & Neves, K. do C. (2025). HUMANIZAÇÃO DO PARTO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO Á VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 3(02), 415-430. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22659

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.