DELES E DELAS: VISÕES E NARRATIVAS EM UMA UNIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Autores/as

  • Cláudia Jurberg Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Camila Pereira Belisario de Sousa Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
  • Fábio Bastos Russomano Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8616

Palabras clave:

SUS. Determinantes Sociais em Saúde. Narrativas. Grupos focais. Crianças com condições de saúde complexas.

Resumen

Este artigo busca compreender interseções e diferenças entre narrativas de profissionais de saúde e as de acompanhantes de crianças com doenças raras de saúde, em instituição de alta complexidade dentro do SUS; e refletir sobre ações que possam contribuir para uma comunicação mais acolhedora entre esses dois atores e a formulação de políticas norteadoras para uma troca dialógica mais eficiente. Foram realizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas, totalizando 36 participantes, incluindo médicos, enfermeiros, assistente social, gestores, profissionais da limpeza, recepcionistas e acompanhantes de crianças em tratamento. Os resultados foram tratados sob perspectiva qualitativa-quantitativa com utilização do software MAXQDAÒ, apontando para três categorias: fluidez na comunicação; visão sobre a instituição; e sentimentos com relação à saúde, ao adoecimento e à morte. Como perspectivas, acreditamos que os resultados descritos poderão inspirar reflexões sobre Determinantes Sociais em Saúde e o SUS.

307 218

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cláudia Jurberg, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora e orientadora do curso de Pós-graduação de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.  

  • Camila Pereira Belisario de Sousa, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. 

  • Fábio Bastos Russomano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorado em Clínica Médica (Pesquisa Clínica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher e em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/ Fiocruz. 

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Jurberg, C., Sousa, C. P. B. de, & Russomano, F. B. (2023). DELES E DELAS: VISÕES E NARRATIVAS EM UMA UNIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(2), 1193-1211. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8616

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.