ENTRE PROTEÇÃO E PUNITIVISMO: A LEI Nº 14.994/2024 À LUZ DO PARADOXO ENTRE CRIMINOLOGIA FEMINISTA E POPULISMO PENAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26191

Palabras clave:

Populismo penal. Feminicídio. Lei nº 14.994/2024. Criminologia feminista. Política criminal de gênero.

Resumen

A Lei nº 14.994/2024 transformou o feminicídio em crime autônomo no ordenamento brasileiro, elevando a pena para 20 a 40 anos de reclusão, a mais alta do Código Penal. Este artigo analisa a referida legislação a partir do cruzamento teórico entre a teoria do populismo penal e o paradoxo da criminologia feminista sobre o uso do direito penal como instrumento de proteção das mulheres. A metodologia combina análise dogmática das alterações normativas, análise documental da tramitação do PL 4.266/2023 e confronto com dados empíricos secundários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O artigo constrói cinco indicadores de populismo penal e os aplica ao processo legislativo, demonstrando que a lei preenche os critérios de tramitação acelerada, concentração em aumento de penas e ausência de medidas preventivas proporcionais. Os dados empíricos evidenciam que, em dez anos de vigência da legislação anterior (Lei nº 13.104/2015), os feminicídios mais que triplicaram, passando de 449 para 1.568 registros, sem que o endurecimento punitivo tenha produzido efeito dissuasório demonstrável. Conclui-se que a autonomização do tipo penal possui valor simbólico e dogmático legítimo, porém o conjunto normativo reproduz a lógica do populismo penal ao depositar no recrudescimento de penas uma expectativa de proteção que ele é estruturalmente incapaz de entregar. Propõem-se critérios para uma política criminal de gênero integrada que articule proteção penal, prevenção e enfrentamento das causas estruturais da violência.

163 96

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Vitor Hugo Souza Moraes, UNIMAR

    Doutor em Direito (Unimar). Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA). Especialista em Direito Público e Direito Constitucional (PUC-MG). Graduado em Direito (UFMA). Professor Adjunto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Professor e Pesquisador (CEST e UFMA). Advogado e consultor jurídico.

  • Rainara Martins Mendonça, Uninter

    Pós-graduanda em Direito Administrativo (UNINTER). Graduada em Direito (UFMA). Graduada em Pedagogia (UFMA). Professora e Advogada.

Publicado

2026-06-30

Cómo citar

Moraes, V. H. S., & Mendonça, R. M. (2026). ENTRE PROTEÇÃO E PUNITIVISMO: A LEI Nº 14.994/2024 À LUZ DO PARADOXO ENTRE CRIMINOLOGIA FEMINISTA E POPULISMO PENAL . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-25. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26191

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.