CIRROSE HEPÁTICA E SUAS COMPLICAÇÕES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18148

Palabras clave:

Cirrose. Cirrose hepática. Fígado.

Resumen

Objetivo: Descrever o que é a Cirrose Hepática e quais são suas complicações, enfatizando que o diagnóstico precoce pode auxiliar a preveni-las. Metodologia: A seleção de artigos foi realizada na base de dados PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Resultado: Foram encontrados 50 artigos, ao final foram utilizados 15 artigos para a discussão, concentrados entre 2018 e 2023. Os autores dos estudos evidenciaram que a melhor forma de acabar com a doença é investir na prevenção da mesma, evitando que casos graves e complicações da Cirrose Hepática. Conclusão: O tratamento de complicações avançadas da cirrose, como a insuficiência hepática e o câncer de fígado, é extremamente custoso e consome muitos recursos de saúde. Ao promover o diagnóstico precoce e a prevenção, é possível reduzir esses custos substanciais, alocando recursos de maneira mais eficiente e melhorando a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

2083 2257

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

    Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

    Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG); Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF). 

  • Tatiana Chiabai de Carvalho Dias, Universidade Iguaçu

    Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Evelyn da Conceição Barbosa, Universidade Iguaçu

    Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Gabriela de Lana Teixeira, Universidade Iguaçu

    Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Monique Paula Gama

    Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Publicado

2025-02-17

Cómo citar

Domingues, P. C. de S. S. B. P., Ribeiro, W. A., Dias, T. C. de C., Barbosa, E. da C., Teixeira, G. de L., & Gama, M. P. (2025). CIRROSE HEPÁTICA E SUAS COMPLICAÇÕES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(2), 1427-1444. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18148

Artículos más leídos del mismo autor/a

1-10 de 50

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.