HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTESIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Thallita Thaís Santos Silva Cruz Faculdade de Ilhéus, Bahia
  • Viviana Moreto Faculdade de Ilhéus, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12041

Palabras clave:

Humanização no Atendimento. Unidade de Terapia Intensiva.Fisioterapeuta.

Resumen

A humanização no atendimento fisioterapêutico visa promover uma abordagem mais acolhedora, empática e respeitosa com o paciente, considerando suas necessidades e particularidades, pois o fisioterapeuta dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fornece suporte e tratamento intensivo, propondo monitorização contínua, vigilância por 24 horas, equipamentos específicos, além de outras tecnologias voltadas ao diagnóstico e ao curativo. Sob cuidados de uma equipe multidisciplinar aos pacientes graves, o fisioterapeuta se faz atuante em diversos estágios do tratamento intensivo, desde a recuperação da condição clínica à prevenção de outras complicações. O presente artigo teve como objetivo apresentar a importância do atendimento humanizado no atendimento fisioterapêutico na Unidade de Terapia Intensiva. O presente artigo foi realizado através da análise bibliográfica cujas bases de dados foram SciELO, LILACS e periódico eletrônico, utilizaram-se as seguintes palavras-chave: “humanização no atendimento”, “Unidade de Terapia Intensiva”, “fisioterapeuta”, “pacientes graves”. Foram selecionados 25 (vinte e cinco) artigos, mas apenas 15 (quinze) preencheram os critérios de inclusão (ser original, estar em língua portuguesa e inglesa, publicado nos últimos 10 anos), sendo que destes, apenas 6 (seis) artigos foram citados diretamente. A humanização no atendimento fisioterapêutico na Unidade de Terapia Intensiva é uma prática que contribui na redução dos pacientes críticos. Em suma, é importante que os fisioterapeutas estejam capacitados e sensibilizados para adotar uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente, considerando suas necessidades e particularidades. Com isso, será possível promover uma saúde mais integral e humanizada, que respeita a dignidade e os direitos dos pacientes.

1290 869

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thallita Thaís Santos Silva Cruz, Faculdade de Ilhéus, Bahia

    Discente do curso de Fisioterapia. Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus -Bahia. 

  • Viviana Moreto, Faculdade de Ilhéus, Bahia

    Doutora em Fisiologia pelo Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Paulista de Ribeirão Preto – FMRP-USP e Docente da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus — Bahia.

Publicado

2023-11-26

Cómo citar

Cruz, T. T. S. S., & Moreto, V. (2023). HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTESIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(10), 4922-4930. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12041

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.