O ISOLAMENTO DE IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: PROTEÇÃO OU ABANDONO?

Autores

  • Vanessa Soares Teixeira dos Santos Faculdade Ilhéus
  • Cristiane Costa de Almeida Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9735

Palavras-chave:

População idosa. COVID-19. Isolamento.

Resumo

Esse artigo buscou analisar os impactos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 para os idosos. O objetivo do estudo foi compreender o diagnóstico situacional visando a atuação do profissional de Serviço Social na intervenção por meio de projetos e técnicas de intervenção social, a fim de minimizar os impactos do isolamento na qualidade de vida da população idosa. A metodologia empregada neste estudo foi uma abordagem quali-quantitativa, baseada em revisão bibliográfica. Foram realizadas buscas em sites de busca científica, com foco em artigos publicados nos últimos 4 anos. Os resultados encontrados indicam que o isolamento social teve impactos tanto positivos quanto negativos no cuidado com os idosos. Além disso, o isolamento social também foi associado à sensação de abandono social e familiar em alguns casos. Em conclusão, este estudo ressaltou a importância de compreender os impactos do isolamento social na população idosa durante a pandemia da COVID-19. A atuação do profissional de Serviço Social por meio de projetos e técnicas de intervenção social é fundamental para minimizar os efeitos negativos do isolamento e promover a qualidade de vida dos idosos.

Biografia do Autor

Vanessa Soares Teixeira dos Santos, Faculdade Ilhéus

Estudante do curso de Serviço Social da Faculdade Ilhéus, ORCID:  https://orcid.org/0009-0008-4833-9560.

Cristiane Costa de Almeida, Faculdade de Ilhéus

Coordenadora e Docente do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ilhéus; Funcionária Pública e Municipal; Mestre em Gestão Social, Educação em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré – São Mateus – Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Santos, V. S. T. dos, & Almeida, C. C. de. (2023). O ISOLAMENTO DE IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: PROTEÇÃO OU ABANDONO? . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 9345–9369. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9735