RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO HUMANO E O COMPORTAMENTO: UM OLHAR NEUROPSICOLÓGICO

Autores

  • Maria do Socorro de Oliveira Ramos
  • Maria Aparecida de Oliveira Ramos
  • Rosimeire Simões Chaves Cavalcante
  • Maria Regina de Sousa Lima
  • Hilda Nogueira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9607

Palavras-chave:

Cérebro humano. Comportamento. Memória. Neuropsicologia.

Resumo

A relação do cérebro humano com o comportamento é o principal objeto de estudo da neuropsicologia e, é por meio dessa área de atuação que se pode entender como diferentes áreas cerebrais atuam em conjunto para produzir comportamentos complexos e, o objetivo da presente pesquisa é analisar esta relação. A natureza humana tem sua complexidade tanto inteligente quanto misteriosa, haja vista que os avanços na ciência são frutos da própria evolução do homem e sua inteligência. O cérebro humano é um sistema complexo que estabelece relações com o dia a dia e com o mundo que o rodeia, por meio de fatores significativos como por exemplo, a especificidade das vias neuronais, que são da periferia, advindas do sistema nervoso periférico (SNP) e que levam ao córtex informações que são necessárias e provenientes do mundo exterior. Para o desenvolvimento do presente estudo, fez-se uso da pesquisa bibliográfica. No estudo dessa relação, percebeu-se que a neuropsicologia tem uma contribuição relevante na área da saúde, por ocupar e desenvolver um trabalho extremamente importante de reabilitação neurocognitiva e neuropsicológica.

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Oliveira Ramos

Especialista em psicologia clínica. Especialista em terapia cognitiva comportamental. Especialista em neuropsicologia. Graduada em psicologia. 

Maria Aparecida de Oliveira Ramos

Graduanda em pedagogia. 

Rosimeire Simões Chaves Cavalcante

 Mestre em psicanálise clínica. Especialista em neuropsicologia. Graduada em psicologia.

 

Maria Regina de Sousa Lima

Mestre em educação. Especialista em psicologia clínica.  Graduada em psicologia. Graduada em pedagogia.

Hilda Nogueira dos Santos

Especialista em terapia cognitiva comportamental. Graduada em psicologia. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Ramos, M. do S. de O., Ramos, M. A. de O., Cavalcante, R. S. C., Lima, M. R. de S., & Santos, H. N. dos. (2023). RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO HUMANO E O COMPORTAMENTO: UM OLHAR NEUROPSICOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 291–303. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9607