HISTÓRIA, MEMÓRIA E DOCUMENTO: A IMPORTÂNCIA DA HISTORIOGRAFIA DOCUMENTAL LOCAL PARA A DIFUSÃO DO SABER

Autores

  • Grescyelly Neves Batista niversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9222

Palavras-chave:

História. Memória. Patrimônio Documental. Informação. Sociedade.

Resumo

Contar a história de um lugar requer uma escuta ativa de relato oral e análise de informações e registros, para que o compilado de elementos deem origem a História de um lugar de um povo, que formam um conjunto: o patrimônio documental. Este estudo tem por finalidade expor um relato de experiência da produção de um livro que conta a história de uma cidade no coração da Amazônia e destaca ainda a importância da preservação da memória individual e coletiva em relação ao documento, história e memória, com vistas ao acesso à informação para as futuras gerações.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Assim, delimitou-se o uso de materiais publicados em livros, documentários, buscas a registros oficiais em instituições públicas, fotografias, relatos orais e internet. O intuito da criação de patrimônio documental é oportunizar ao povo o acesso à memória, para formar sua identidade, favorecendo o direito da sociedade ao acesso à sua própria história.

Biografia do Autor

Grescyelly Neves Batista, niversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História / Mestrado Profissional PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) campus Xinguara, possui Graduação em HISTÓRIA pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) 2009. Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar- 2019; Especialista em Gestão Educacional - Faculdade Pitágoras 2014; Especialista em Educação do Campo (IFPA) 2012. Professora do componente de História da Rede Municipal de Canaã dos Carajás desde 2008. 

 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Batista, G. (2023). HISTÓRIA, MEMÓRIA E DOCUMENTO: A IMPORTÂNCIA DA HISTORIOGRAFIA DOCUMENTAL LOCAL PARA A DIFUSÃO DO SABER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1491–1500. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9222