EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA I EUREKA - FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Lucas de Sousa Costa PPGECM/UNIFESSPA
  • Carlos Rogério Gomes Cabral MNPEF
  • Simone Oliveira Vieira Peres PPGECCO/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9171

Palavras-chave:

Feira de Ciências e Matemática. Sustentabilidade. Educação Cidadã.

Resumo

A I Eureka – Feira de Ciências e Matemática teve como objetivo envolver alunos em processos educativos com ênfase na educação para Sustentabilidade, Empreendedorismo e Educação Financeira. Neste relato de experiência, apresentaremos aspectos da I Eureka como atividade pedagógica responsável pelo encontro formativo do estudante com vistas à compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo que integra o universo, sendo assim, responsável pela transformação dele. A explicação cientifica de fenômenos naturais, a elaboração de várias formas de intervir de maneira consciente no ambiente, a utilização dos recursos naturais e sua importância foram temas discutidos durante o desenvolvimento das atividades, os quais contribuíram para formação social, cidadã e com perspectivas de formação para o mundo do trabalho ao discutir e pensar na sustentabilidade a partir do empreendedorismo. Refletimos, assim, que o conhecimento sistematizado durante a I Eureka contribuiu para o desenvolvimento de práticas que tem por finalidade a minimização da degradação do ambiente, apropriação de informações científicas, além da discussão acerca do empreendedorismo e desenvolvimento socioambiental na Amazônia.

Biografia do Autor

Lucas de Sousa Costa, PPGECM/UNIFESSPA

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM/UNIFESSPA.

Carlos Rogério Gomes Cabral, MNPEF

Mestre em Ensino de Física - MNPEF.

Simone Oliveira Vieira Peres, PPGECCO/UFMT

Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea – PPGECCO/UFMT; Mestranda em Letras – Profletras/Unifesspa.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Costa, L. de S., Cabral, C. R. G., & Peres, S. O. V. (2023). EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA I EUREKA - FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1483–1490. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9171