EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA I EUREKA - FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9171Palavras-chave:
Feira de Ciências e Matemática. Sustentabilidade. Educação Cidadã.Resumo
A I Eureka – Feira de Ciências e Matemática teve como objetivo envolver alunos em processos educativos com ênfase na educação para Sustentabilidade, Empreendedorismo e Educação Financeira. Neste relato de experiência, apresentaremos aspectos da I Eureka como atividade pedagógica responsável pelo encontro formativo do estudante com vistas à compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo que integra o universo, sendo assim, responsável pela transformação dele. A explicação cientifica de fenômenos naturais, a elaboração de várias formas de intervir de maneira consciente no ambiente, a utilização dos recursos naturais e sua importância foram temas discutidos durante o desenvolvimento das atividades, os quais contribuíram para formação social, cidadã e com perspectivas de formação para o mundo do trabalho ao discutir e pensar na sustentabilidade a partir do empreendedorismo. Refletimos, assim, que o conhecimento sistematizado durante a I Eureka contribuiu para o desenvolvimento de práticas que tem por finalidade a minimização da degradação do ambiente, apropriação de informações científicas, além da discussão acerca do empreendedorismo e desenvolvimento socioambiental na Amazônia.
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