OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Jader Duarte Ferreira Soares Universidade da Amazônia - UNAMA   
  • Rosinei Mendonça Dutra da Costa Universidade da Amazonia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8821

Palavras-chave:

Jogos. Digitais. Ferramentas. Aprendizagem. Direito. Humanos.

Resumo

Educação em Direitos Humanos é uma temática essencial, principalmente, na atualidade, que deve fazer parte do currículo da educação brasileira de forma continua. Neste sentido, o presente artigo apresenta como objetivo principal pensar possibilidades de utilização dos jogos digitais/gameficação como ferramenta na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em Direitos Humanos, direcionados a alunos, em especial, do ensino médio. Adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica documental sobre jogos como ferramenta na discussão de temas relativos aos direitos humanos. Concluiu que embora haja poucos estudos sobre a temática, os games são apontados como ferramentas que despertam a curiosidade e melhoram a compressão dos alunos sobre conteúdos de Direitos Humanos, portanto, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, devido ao seu caráter lúdico, que promove a motivação e o engajamento do jogador (aluno) nas dinâmicas apresentadas pelo game. Neste sentido, dentre as principais temáticas em Direitos humanos, destaca-se a ética, o meio ambiente, o respeito à liberdade e a diversidade e outros.

Biografia do Autor

Jader Duarte Ferreira Soares, Universidade da Amazônia - UNAMA   

Universidade da Amazônia - UNAMA   

Rosinei Mendonça Dutra da Costa, Universidade da Amazonia - UNAMA

Universidade da Amazonia - UNAMA 2020 

 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Soares, J. D. F. ., & Costa, R. M. D. da . (2023). OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 467–484. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8821