A VIOLÊNCIA OCULTA POR TRÁS DA DITA INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8263Palavras-chave:
Violência. Direitos Humanos. Educação Inclusiva.Resumo
O objetivo do presente trabalho é promover atividades enfrentamento e prevenção do bullying que envolvam os alunos atendidos na sala de recurso, os alunos das salas regulares além de professores e equipe diretiva, estimulando a criação de uma rede de apoio a alunos vítimas de bullying. O projeto tem por pretensão minimizar as ações de violência ocasionadas na escola, principalmente contra pessoas com deficiência, espera-se que o corpo docente e os alunos compreendam a importância de respeitar as diferenças e valorizar a potencialidade das pessoas com deficiência no âmbito social. A partir disto, que o professore possa tornar-se facilitador das aprendizagens e do ambiente acolhedor, criando estratégias para desenvolver habilidades e o mais importante, a empatia entre todos. E que os alunos consigam estabelecer parcerias uns com os outros, respeitando o outro em sua subjetividade. Espera-se que por meio deste projeto de intervenção tanto a equipe diretiva, quanto professores e alunos tenham condições de desenvolver habilidades necessárias para atuarem de maneira eficaz na resolução de conflitos ocorridos no ambiente escolar com a rede de apoio. E ainda que possam se reconhecer como parte importante deste processo, articulando ações que proporcionem uma verdadeira transformação em seu contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY