A EDUCAÇÃO EM MUSEUS NA PERSPECTIVA DO RESGATE DA MEMÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Niuza Alves da Costa Ribeiro Universidade Federal do Piauí
  • Áurea da Paz Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8017

Palavras-chave:

Cultura. Museu. Memória.

Resumo

O local de representação da cultura afro descendente nos museus relaciona também os conceitos de patrimônio e memória. Desse modo, tem-se a seguinte indagação: O museu contribui para a valorização e o resgate da memória da cultura afro-brasileira?Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho consiste em refletir sobre educação em museus na perspectiva do resgate da memória da cultura afro-brasileira e objetivos específicos: identificar os aspectos históricos do museu; evidenciar a importância do museu em seu contexto educacional; analisar a contribuição do Museu para o conhecimento da cultura afro-brasileira. Nesse sentido, o estudo se desenvolveu por meio de pesquisa do tipo bibliográfica, efetivando-se a partir de fontes bibliográficas de autores renomados, artigos científicos para o melhor aprofundamento da pesquisa sobre o museu como objeto de estudo. Através do estudo constatou-se que quanto mais valorizada a cultura afro-brasileira, mais haverá o resgate da memória sobre suas manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niuza Alves da Costa Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduação em Lato Senso, em nível de Especialização, intitulado LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais. Mestranda em Museologia pela Universidade Federal do Piauí. UFPI/UFDPar. 

Áurea da Paz Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em História pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí, mestre e doutorada em História pela Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ribeiro, N. A. da C. ., & Pinheiro, Áurea da P. . (2022). A EDUCAÇÃO EM MUSEUS NA PERSPECTIVA DO RESGATE DA MEMÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 119–129. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8017