A EDUCAÇÃO EM MUSEUS NA PERSPECTIVA DO RESGATE DA MEMÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Niuza Alves da Costa Ribeiro Universidade Federal do Piauí
  • Áurea da Paz Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8017

Palavras-chave:

Cultura. Museu. Memória.

Resumo

O local de representação da cultura afro descendente nos museus relaciona também os conceitos de patrimônio e memória. Desse modo, tem-se a seguinte indagação: O museu contribui para a valorização e o resgate da memória da cultura afro-brasileira?Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho consiste em refletir sobre educação em museus na perspectiva do resgate da memória da cultura afro-brasileira e objetivos específicos: identificar os aspectos históricos do museu; evidenciar a importância do museu em seu contexto educacional; analisar a contribuição do Museu para o conhecimento da cultura afro-brasileira. Nesse sentido, o estudo se desenvolveu por meio de pesquisa do tipo bibliográfica, efetivando-se a partir de fontes bibliográficas de autores renomados, artigos científicos para o melhor aprofundamento da pesquisa sobre o museu como objeto de estudo. Através do estudo constatou-se que quanto mais valorizada a cultura afro-brasileira, mais haverá o resgate da memória sobre suas manifestações.

Biografia do Autor

Niuza Alves da Costa Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduação em Lato Senso, em nível de Especialização, intitulado LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais. Mestranda em Museologia pela Universidade Federal do Piauí. UFPI/UFDPar. 

Áurea da Paz Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em História pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí, mestre e doutorada em História pela Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ribeiro, N. A. da C. ., & Pinheiro, Áurea da P. . (2022). A EDUCAÇÃO EM MUSEUS NA PERSPECTIVA DO RESGATE DA MEMÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 119–129. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8017