O MANEJO MEDICAMENTOSO NO BRUXISMO

Autores

  • Lucas Rupolo da Cunha Centro Universitário UNIFASIPE
  • Germana Vieira Sousa Centro Universitário UNIFASIPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7564

Palavras-chave:

Bruxomania. Ranger de dentes. Transtornos do ranger dos dentes.

Resumo

O bruxismo é caraterizado pela ocorrência de movimentos involuntários de apertar ou ranger os dentes, classificado em bruxismo do sono e bruxismo da vigília. Os episódios de bruxismo podem acarretar danos na articulação temporomandibular, desgastes dentários, entre outros, no entanto, esses efeitos podem ser minimizados quando o diagnóstico ocorre na fase inicial. Não há um protocolo único para o manejo do bruxismo, pois podem ser usados diferentes terapêuticas como o manejo odontológico, manejo psicológico e manejo farmacológico, considerando sobre este que os recursos medicamentosos devem ser diferenciados para cada paciente. Com o diagnóstico do paciente, elaborado por meio de exame clínico e anamnese completa, pode-se direcionar ao manejo considerado mais eficaz, no entanto, mais pesquisas devem ser realizadas para comprovação da sua eficácia.  Este trabalho compõe-se a partir de um estudo de revisão de literatura com consulta aos bancos de dados online como Google acadêmico, SciELO e PubMed, tendo sido incluídos 40 artigos com publicações de 1998 a 2021 com o objetivo de apresentar as principais formas de manejo medicamentoso para o bruxismo.

Biografia do Autor

Lucas Rupolo da Cunha, Centro Universitário UNIFASIPE

Graduando, do Curso em Odontologia, Centro Universitário UNIFASIPE.

Germana Vieira Sousa, Centro Universitário UNIFASIPE

Professora Mestre em Disfunção temporomandibular e Dor Orofacial Especialista em Ortodontia, Curso de Odontologia, Centro Universitário UNIFASIPE.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Cunha, L. R. da ., & Sousa, G. V. . (2022). O MANEJO MEDICAMENTOSO NO BRUXISMO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 669–683. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7564