DESVENDAR PARA CORRIGIR: APOIADO NO USO DE FERRAMENTAS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO

Autores

  • Alex Fernando Kvitschal Uninter

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7557

Palavras-chave:

Diagrama de Pareto. Diagrama de Ishikawa. 5W2H.

Resumo

Mesmo com aumento exponencial e acelerado de novas tecnologias e sistemas complexos de controle e resultado, algumas coisas continuam sendo o grande gargalo de muitas empresas, principalmente quando se trata de ordenar e ajustar processos internos, controle de desperdício e aumento de produtividade, mas o mais importante, despender mais esforço para aquilo que causa mais impacto na solução dos problemas supracitados. Este trabalho, busca através da análise de um sistema produtivo de modificações de containers, demonstrar com o auxílio da utilização de algumas ferramentas da qualidade, priorizar as ocorrências de falhas e definir a causa raiz das mesmas. Produzindo dessa forma uma série de informações e dados de tal modo que possibilite uma melhor tomada de decisão para a solução do grande problema incrustrado na empresa, que é o atraso na entrega dos containers modificados. O trabalho foi desenvolvido a partir de dados históricos coletados na empresa, como a quantidade de projetos em atraso e seus respectivos dias de atraso, atrelado com seus motivos. Tais dados foram compilados de forma quantitativa em ferramentas básicas, mas muito eficazes de gestão de qualidade, que possibilitou rapidamente, identificar, priorizar e definir quais são as causas raízes que assolam a empresa. Ao término deste trabalho foi feito a priorização das causas raízes juntamente com um plano de ação para poder saná-las, com foco no objetivo principal que é reduzir e posteriormente acabar com os atrasos nas entregas.

Biografia do Autor

Alex Fernando Kvitschal, Uninter

Administração de Empresas - Uninter MBA em Auditoria Contábil e Controladoria - Facel MBA em Planejamento e Gestão Estratégica – Uninter.  

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Kvitschal, A. F. . (2022). DESVENDAR PARA CORRIGIR: APOIADO NO USO DE FERRAMENTAS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 353–362. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7557