FAKE NEWS – CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO

Autores

  • Marco Antonio Ferreira da Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- FIOCRUZ
  • Maria de Fátima Barrozo da Costa Escola Nacional de Saúde Pública -FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7537

Palavras-chave:

Informação. Pós-verdade. Desinformação.

Resumo

As fake news vem atraindo a atenção de comunidades acadêmicas, judiciais, políticas, bem como de profissionais de mídia. No entanto, o conceito de fake news ainda é ambíguo e complexo, o que dificulta uma adequada limitação conceitual, e consequentemente uma definição que possa sustentar ações de controle. Este ensaio, de caráter descritivo-bibliográfico, tem como objetivo traçar um quadro teórico para a facilitação da compreensão e na composição de um arcabouço conceitual sobre a temática fake news, contribuindo, dessa forma, para a busca dessa definição.

Biografia do Autor

Marco Antonio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- FIOCRUZ

Professor- pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV- FIOCRUZ). Rio de Janeiro. Doutor em Ciências, Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia, Engenheiro Químico. 

Maria de Fátima Barrozo da Costa, Escola Nacional de Saúde Pública -FIOCRUZ

Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), Rio de Janeiro. Doutora em Ciências, Mestre em Gestão Ambiental, Engenheira química. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Costa, M. A. F. da ., & Costa, M. de F. B. da . (2022). FAKE NEWS – CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7537