A POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: AÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Helena Luiza Oliveira Coura Universidade Nacional de Rosário- UNR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.7200

Palavras-chave:

Política de Egressos. Expansão da Educação Profissional. Avaliação.

Resumo

Entre os anos de 2003 e 2014, durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a educação profissional brasileira assumiu lugar de destaque. Por meio do Plano de Expansão da Educação Profissional, diversas ações foram empreendidas para ressignificar a proposta do ensino profissional brasileiro, período em que foram criados os institutos federais de educação, ampliando consideravelmente a oferta de vagas em todo país. Tendo em conta os investimentos realizados na criação dessas instituições, torna-se necessário que sejam realizadas avaliações permanentes dos resultados dessas ações. Assim, como subsídio aos processos de avaliações, a Portaria nº 646/1997 do Ministério da Educação (MEC), orientou as instituições para que realizassem o acompanhamento de egressos. Depois disso, com a publicação da Lei n° 10.861/2004, foi instituída a obrigatoriedade da avaliação externa, por meio do SINAES, que também verifica o acompanhamento dos egressos nas instituições. Desse modo, a partir de revisão bibliográfica, este texto discute a evolução da educação profissional da Rede Federal, trazendo o acompanhamento de egressos como uma ação necessária à análise dos resultados dessas políticas. Por fim, apresenta-se uma metodologia criada para a construção participativa de uma política institucional para o acompanhamento de egressos.

Biografia do Autor

Helena Luiza Oliveira Coura, Universidade Nacional de Rosário- UNR

Doutoranda pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), em Ciências da Educação. É mestre em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Pedagogia. É Servidora Pública, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. E-mail: helena.coura@ifbaiano.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

Coura, H. L. O. . (2022). A POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: AÇÃO NECESSÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1366–1380. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.7200