MANIFESTAÇÕES BUCAIS PREVALENTES EM PACIENTES COM DISPLASIA CLEIDOCRANIANA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Gabriela Pereira da Silva Universidade Brasil
  • Marina Módolo Cláudio Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7149

Palavras-chave:

Displasia Cleidocraniana. Manifestações bucais. Cirurgião-Dentista.

Resumo

A Displasia Cleidocraniana ou Disostose Cleidocraniana é definida como uma síndrome genética autossômica de caráter dominante, extremamente rara, que envolve mutações no gene responsável pela diferenciação osteoblástica, resultando no desenvolvimento tardio e defeitos nas estruturas ósseas, craniofaciais e estomatognáticas. O diagnóstico é baseado na confirmação das características clínicas e radiológicas da seguinte tríade patognomônica: múltiplos dentes extranumerários, ausência parcial ou total das clavículas e sutura sagital e fontanelas abertas. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito das manifestações bucais decorrentes da displasia cleidocraniana, visando entender como elas são importantes para o fechamento do diagnótico da doença e como o cirugião-dentista atua na resolução das mesmas, através de buscas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Por se tratar de uma doença que envolve a cavidade bucal levando a alterações nas estruturas maxilomandibulares, como a presença de dentes supranumerários, alterações no palato, atraso na erupção dentária, entre outras, que afetam a estética e a qualidade de vida dos pacientes, torna-se de extrema importâcia o estudo sobre as manifestações bucais da Displasia Cleidocraniana, uma vez que comumente o Cirurgião-dentista é o primeiro profissional de saúde procurado pelo paciente portador da doença devido a essas alterações. Portanto, o conhecimento das características da displasia, sua etiologia e seu envolvimento com a cavidade bucal, é fundamental para que o profissional esteja cada vez mais apto a reconhecer tais manifestações e desse modo contribuir para o diagnóstico precoce e atuar no desenvolvimento do plano de tratamento adequado, contribuindo para o bem-estar do paciente.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira da Silva, Universidade Brasil

Graduanda em Odontologia pela Universidade Brasil - Campus Fernandópolis.E-mail:   gabrielasilva.2000@hotmail.com. 

Marina Módolo Cláudio, Universidade Brasil

Mestre e doutora em periodontia- FOA/UNESP Cirurgiã-Dentista Professora universitária- Universidade Brasil Fernandópolis. E-mail: marinamodoloc@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Silva, G. P. da ., & Cláudio, M. M. (2022). MANIFESTAÇÕES BUCAIS PREVALENTES EM PACIENTES COM DISPLASIA CLEIDOCRANIANA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 798–813. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7149