TRATAMENTO DA ANQUILOGLOSSIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Emilly Laiane Almeida da Silva Universidade Brasil
  • João Ricardo Batistão da Silva Universidade Brasil
  • Bruno Brasil Marechal HGV – FACSETTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6982

Palavras-chave:

Frênulo lingual. Anquiloglossia. Cirurgia.

Resumo

A língua é uma importante estrutura que influencia a fala, a nutrição, a deglutição e a amamentação. A anquiloglossia (ou língua presa) é uma anomalia caracterizada por um frênulo lingual anormalmente curto que limita os movimentos da língua, prejudicando sua capacidade de executar suas funções. As técnicas cirúrgicas mais comuns para a remoção do freio lingual são a frenotomia, a frenectomia, a frenuloplastia e a cirurgia com uso de laser. A literatura relata que a anquiloglossia é considerada rara e pode ser encontrada em bebês, adolescentes e adultos. O objetivo desse trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre a anquiloglossia, seu diagnóstico e tratamento.

Biografia do Autor

Emilly Laiane Almeida da Silva, Universidade Brasil

Graduanda em Odontologia pela Universidade Brasil - campus Fernandópolis.

João Ricardo Batistão da Silva, Universidade Brasil

Cirurgião Dentista pela Universidade Brasil. Especialista em Prótese Dentária pelo IBEO - Universidade Redentor. Especialista em Implantodontia pela Universidade Brasil. Mestrando em Implantodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (Campinas).

Bruno Brasil Marechal, HGV – FACSETTE

Graduado em odontologia pela UFPE. Especialista em CTBMF pelo HGV – FACSETTE. Mest. Implantodontia- SLMANDIC.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Silva, E. L. A. da ., Silva, J. R. B. da ., & Marechal, B. B. . (2022). TRATAMENTO DA ANQUILOGLOSSIA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1172–1186. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6982