DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eduardo Pompeu Faculdade de Educação de Tangará da Serra
  • Eliete de Almeida Soares Lopes Faculdade Afirmativo
  • Sandra Regina de Souza Pinto Faculdades Integradas de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6929

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Dificuldades. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar possíveis fatores determinantes para as dificuldades de aprendizagem na alfabetização infantil. Geralmente, tais problemas podem ter origem em concepções metodológicas ultrapassadas, dificuldade de adaptação, participação da família, ambiente em que a criança está inserida ou alguma condição de distúrbios sistêmicos e parciais da aprendizagem escolar.  Foi possível compreender, a partir do estudo elaborado, a importância de o docente conhecer seu aluno para que, dessa forma, possa compreender suas dificuldades e aperfeiçoar métodos e técnicas para que ele obtenha sucesso no processo de letramento e alfabetização. Tem-se como metodologia o estudo bibliográfico a partir de leituras especializadas sobre o tema, bem como a discussão proposta acerca do trabalho pedagógico alfabetizador nas séries iniciais.

Biografia do Autor

Eduardo Pompeu, Faculdade de Educação de Tangará da Serra

Especialista em Gestão Escolar, Promovida pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra/Licenciatura em Pedagogia Ensino Fundamental: Anos iniciais; Educação Infantil e na Empresa, Promovida pela Faculdade Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG / E-mail: maneraep@gmail.com.

Eliete de Almeida Soares Lopes, Faculdade Afirmativo

Especialista em psicopedagogia institucional e clínica promovida pela Faculdade Afirmativo, Licenciatura em educação física promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT.E-mail: elilopes4@gmail.com.

Sandra Regina de Souza Pinto, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Especialista em Psicopedagogia, Promovida pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande/Licenciatura em Pedagogia, Promovida pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. E-mail: Sandrasouza1827@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Pompeu, E. ., Lopes, E. de A. S. ., & Pinto, S. R. de S. . (2022). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1025–1038. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6929