ANÁLISE ATUALIZADA E SISTEMATIZADA SOBRE A SÍNDROME DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Autores

  • Guilherme de Oliveira Aguiar Vaz Universidade de vassouras
  • Jemima Ferreira Coelho Universidade de Vassouras
  • Victoria Figueira Soares Universidade de Vassouras
  • Ana Silvia Menezes Bastos Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6794

Palavras-chave:

Síndrome da disfunção temporomandibular. Disfunção dolorosa temporomandibular. Transtorno da articulação temporomandibular.

Resumo

Objetivo: Sintetizar a problemática da disfunção temporomandibular a fim de construir conhecimento alicerçado para uma prática médica de qualidade. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura especializada no qual foram levantados artigos com a temática da síndrome da disfunção temporomandibular nas bases de dados digitais PubMed, Scielo e Google Acadêmico; nas quais foram encontrados 33 artigos e selecionados 26 destes para análise. Resultados: Observou-se que grande parte dos artigos relatam a sintomatologia marcante da disfunção temporomandibular e respectivamente o seu impacto na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, foi ressaltado o mérito do diagnóstico diferencial da síndrome relatada, bem como a importância dos cuidados no que tange às complicações da patologia, sejam eles de cunho odontológico ou otorrinolaringológicos. Conclusão: É possível depreender que este artigo aborda uma patologia com sintomas específicos, haja vista a notoriedade que uma anamnese direcionada representa como forma ativa de busca dos sintomas periféricos auxiliando no diagnóstico e tratamento precoce. Conclui-se que a patologia deve ser tratada sob um olhar multidisciplinar, uma vez que necessita da colaboração de diferentes áreas a fim de proporcionar uma reabilitação do paciente como um todo.

Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Aguiar Vaz, Universidade de vassouras

Universidade de vassouras. E-mail: guilhermeaoliveirav@gmail.com. 

Jemima Ferreira Coelho, Universidade de Vassouras

Universidade de Vassouras. E-mail:  mima-ferreira@hotmail.com. 

Victoria Figueira Soares, Universidade de Vassouras

Universidade de Vassouras. E-mail: vic.fsoares@hotmail.com.

Ana Silvia Menezes Bastos, Universidade de Vassouras

Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:  ana.bastos@universidadedevassouras.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Vaz, G. de O. A. ., Coelho, J. F. ., Soares, V. F. ., & Bastos, A. S. M. . (2022). ANÁLISE ATUALIZADA E SISTEMATIZADA SOBRE A SÍNDROME DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 526–539. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6794