PSEUDOPORFIRIA EM DOENTES RENAIS CRÔNICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Adriano Fonseca Ribeiro Cardoso Universidade de Vassouras
  • Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6731

Palavras-chave:

Pseudoporfiria. Porfiria. Cutânea. Dermatologia Nefrologia.

Resumo

A pseudoporfiria é uma dermatose bolhosa rara com maior prevalência em doentes renais crônicos em terapia dialítica. Possui grande semelhança clínica e histológica com a porfiria tardia, porém sem anomalia do metabolismo da porfirina. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura referentes à ocorrência da pseudoporfiria nos doentes renais crônicos. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura. Os dados referentes ao estudo foram coletados no período de Dezembro de 2021 através das bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PUBMED) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências (LILACS) utilizando-se os descritores “pseudoporfiria”, “porfiria” e “cutânea”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos em português, inglês e espanhol, publicados entre o período de 1999 a 2020, disponíveis em texto completo e gratuito. Foram analisados 17 artigos, sendo estes dispostos em 3 categorias: ocorrência, diagnóstico e abordagem. A análise dos estudos mostrou que além de rara a pseudoporfiria é uma doença subdiagnosticada que faz diagnóstico diferencial com outras doenças bolhosas, sendo diagnosticada através de exame clínico e histológico e requer para seu tratamento a suspensão de diversas drogas, assim como medidas de fotoproteção e uso oral de N-acetilcisteína.

Biografia do Autor

Adriano Fonseca Ribeiro Cardoso, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras/UV, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-0059-4107. E-mail: adrianofrcvass@gmail.com.

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Universidade de Vassouras

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professor do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: thiagoams@bol.com.br; https://orcid.org/0000-0001-6870-5101.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Cardoso, A. F. R. ., & Silva, T. A. S. M. da . (2022). PSEUDOPORFIRIA EM DOENTES RENAIS CRÔNICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 398–411. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6731