ATENÇÃO AO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL EM TEMPOS DE COVID-19 – REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Jéssica de Vasconcelos Oliveira Viégas Universidade de Vassouras
  • Marcus Asevedo dos Santos Universidade de Vassouras
  • Emílio Conceição de Siqueira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6583

Palavras-chave:

Gravidez. Parto. Covid-19.

Resumo

A disseminação do Covid-19 impactou a vida de pessoas em todo o mundo e tem maior probabilidade de afetar mulheres grávidas. Orientações de saúde materna e neonatal estão sendo produzidas rapidamente em resposta à pandemia Covid-19. Esta revisão sistemática teve como objetivo mostrar as principais recomendações em relação ao trabalho de parto das grávidas com Covid-19 ou que estão sob suspeita e conhecer o efeito da infecção por coronavírus (SARS-CoV-2, MERS-CoV e SARS-CoV) durante a gravidez e sua repercussão no trabalho de parto. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura de publicações em periódicos. Foi realizada uma busca bibliográfica por meio das fontes de busca constituídas pelos recursos eletrônicos na seguinte base de dados: Pubmed. Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2020 a 2021 nas línguas inglesa e portuguesa. Os critérios de exclusão foram aqueles artigos que não continham o tema na íntegra e que estavam foram do período delimitado. Após o levantamento dos artigos através dos bancos de dados e seguindo os critérios de inclusão pré-estabelecidos, obtivemos um total de 32 estudos que foram lidos e os resultados foram expostos em tabela. O compartilhamento de dados pode ajudar os países que provavelmente serão afetados pela epidemia de vírus no futuro a prevenir complicações maternas e neonatais associadas ao Covid-19. Recomenda-se, portanto, que todas as mulheres e recém-nascidos tenham a garantia do respeito de seus direitos enquanto recebem cuidados em uma unidade de saúde, apesar da pandemia, com atenção especial aos cuidados de maternidade, inclusivos e de qualidade. Mulheres com histórico psicológico precisam de consideração e cuidado especiais, uma vez que suas preocupações, medos e preocupações serão particularmente relevantes.

Biografia do Autor

Jéssica de Vasconcelos Oliveira Viégas, Universidade de Vassouras

Aluna do curso de Medicina - Universidade de Vassouras, no RJ. E-mail:jessicaoviegas@yahoo.com.br. 

Marcus Asevedo dos Santos, Universidade de Vassouras

Aluno do curso de Medicina- Universidade de Vassouras, no RJ.  E-mail: marcus.medicina97@gmail.com. 

Emílio Conceição de Siqueira, Universidade de Vassouras

Docente do curso de medicina, da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. Suas últimas especializações foram: Mestrado Profissional em Educação na Saúde, Especialização em Saúde da Família, E-mail: marcus.medicina97@gmail.com. 

 

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Viégas, J. de V. O. ., Santos, M. A. dos ., & Siqueira, E. C. de . (2022). ATENÇÃO AO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL EM TEMPOS DE COVID-19 – REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 860–878. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6583