UROLITÍASE: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Rafael Rocha Gomes de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Maria Cristina Almeida de Souza Universidade de vassouras - Rj

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6400

Palavras-chave:

Nefrolitíase. Epidemiologia. Tratamento. Sintomas.

Resumo

Urolitíase ocorre quando há um ou mais cálculos no interior de órgãos ou canais do sistema urinário. A alteração acontece devido à formação de conglomerados cristalinos e de matriz orgânica, capazes de causar sintomas.  A urolitíase é uma doença multifatorial que sofre influência de fatores ambientais, genéticos e sociais. Desordens metabólicas como hipercalciúria, hipercitratúria, hiperuricosúria, obesidade e hiperparatireoidismo primário influenciam diretamente no aparecimento do cálculo, assim como distúrbios genéticos anatômicos. Os cálculos renais são mais comuns em adultos. A clínica da urolitíase é bem clássica, pois geralmente a sintomatologia se inicia com uma sintomatologia álgica abdominal central ou em flanco, sendo enquadrada na "síndrome da cólica nefrética". O Sinal de Giordano positivo, um achado semiológico que pode estar presente na urolitíase, independente da sua etiologia. Para confirmar se há ou não a presença de cálculo, é necessário realizar um exame de imagem. São dois os exames indicados para esse diagnóstico: a tomografia computadorizada helicoidal sem contraste e a ultrassonografia do trato urinário. O diagnóstico, epidemiologia e tratamento da urolitíase se fazem extremamente importantes para diminuir a prevalência e incidência da doença nos prontos socorros e ambulatórios do Brasil e do mundo, a fim de diminuir o ônus que essa doença multifatorial gera ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Biografia do Autor

Rafael Rocha Gomes de Oliveira, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. E-mail: rafael17.oliveira@hotmail.com.

Maria Cristina Almeida de Souza , Universidade de vassouras - Rj

Doutorado. Docente da Universidade de vassouras - Rj. E-mail: mcas.souza@uol.com.br 

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Oliveira, R. R. G. de ., & Souza , M. C. A. de . (2022). UROLITÍASE: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1157–1165. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6400