ABSTENÇÃO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Paulo Vitor Gomes Lehn UNIG
  • Rodolfo Gomes de Araujo Oliveira UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6070

Palavras-chave:

Absenteísmo. Discente e educação física escolar.

Resumo

A presente monografia visa refletir e caracterizar a educação física escolar aplicada nas escolas e como seus conteúdos são tratados pelo professor e ofertados aos alunos, mais especificamente a disciplina ofertada para o 9° ano do ensino fundamental anos finais, por se tratar de uma faixa etária a qual os discentes possuem um pensamento mais concreto sobre suas práticas e ações dentro e fora dos muros da escola. Um tópico de grande importância que é abordado nesse trabalho é a abstenção discente nas aulas de educação física escolar, fator de extrema importância para o meio educacional e explicar se o mesmo ocorre apenas pelo fato dos alunos não gostarem de praticar atividades físicas. Será dada uma atenção também as suas raízes e possíveis explicações para esse fenômeno tão presente na atualidade.A repetição de conteúdos no último ano do ensino fundamental aliada com a falta de planejamento e tratamento de pedagógico da disciplina, falta de materiais e recursos para o cumprimento das atividades escolares, contribuem para abstenção de alunos nas aulas e a criação de um ambiente desfavorável para o crescimento educacional. Reconhecemos que para tentar solucionar a problemática do absenteísmo discente é necessário um estudo mais aprofundado de suas causas, mas com a revisão bibliográfica é possível mostrar o papel da educação física na escola e traçar caminhos para que os alunos participem ativamente das aulas.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Gomes Lehn, UNIG

Graduando de Licenciatura em Educação Física - 5° período/UNIG. Monitor de Esportes com Raquete - UNIG/2021. Técnico em Transações Imobiliárias - Instituto Monitor/2017 Cursos Extras: 3° Congresso Online da Anatomia - Centro Educacional Sete de Setembro Prevenção ao Suicídio - UFSC Abordagem do Sobre Peso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde - UFSC 1ª Semana Acadêmica Digital - UNIG 8º Congresso de Ciência do Treino de Hipertrofia - CITIUS 1º Congresso de Ciência do Treino de Emagrecimento - CITIUS Futuro da Prescrição de Treinamento Físico - CITIUS Fisiologia Humana na Tomada de Decisões - Centro Educacional Sete de Setembro Pedagogia do Esporte - Jornada de Pedagogia do Esporte Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 - FIOCRUZ O novo coronavírus e a COVID-19 - UFMA Fisiologia do Idoso - DNA Educação Física Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa - FIOCRUZ Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa - FIOCRUZ Envelhecimento da População Brasileira - FIOCRUZ 1ª Semana do Personal Trainer Expert – CITIUS 

Rodolfo Gomes de Araujo Oliveira, UNIG

Graduação em Educação Física pela Universidade Iguaçu (2005). Em 2006 concluiu o curso de Especialização em desporto de quadra e campo - especialização em FUTSAL. Realizou curso de Oficial de Arbitragem pela Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro. Realizou curso de Treinador de Futebol de Salão - Cat - Sub 9. Sub 11 e Sub 13, pela Federação de Futebol, de Salão do Rio de Janeiro. É professor regente na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO e na SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Atua como Professor Assistente no curso de Educação Física, na Universidade Iguaçu - UNIG 

 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Lehn, P. V. G. ., & Oliveira, R. G. de A. . (2022). ABSTENÇÃO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1384–1405. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6070