MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: HIERARQUIA E DISCIPLINA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.605Palavras-chave:
Hierarquia e Disciplina. Educação. Colégio Militar.Resumo
O presente trabalho se pauta na análise e exposição de argumentos contrários e favoráveis ao modelo escolar de educação militar e cívico-militar nas escolas públicas brasileiras, demonstrando as interpretações legais existentes nas divergências para desenvolvimento e implementação desse modelo de ensino, evidenciando os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com as disposições na Constituição Federal da República Federativa do Brasil, bem como seus princípios. Visando desmistificar o conteúdo, demonstram-se as bases da hierarquia e disciplina, bem como as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar, as fundamentações para a existência ou não do modelo escolar militarizado, e pôr fim, a conclusão de que estamos longe de alcançar um modelo ideal de educação, devendo existir uma pluralidade de modelos a serem ofertados conforme anseios sociais. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de caráter Exploratório para jogar luz sobre os pontos conflitantes dos debates acadêmicos e políticos face ao tema.
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