A ANSIEDADE PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Amanda Albuquerque UNIACADEMIA
  • Isadora Fernandes Marcon UNIACADEMIA
  • Julia Varella Silva UNIACADEMIA
  • Natália Emídio de Souza UNIACADEMIA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5974

Palavras-chave:

Ansiedade. Emoção. Análise do Comportamento.

Resumo

Cada abordagem dentro da Psicologia analisa e propõe diferentes intervenções em casos de ansiedade. O objetivo do presente trabalho é propor uma relação entre a ansiedade e a Análise do Comportamento para, assim, orientar o leitor quanto à atuação terapêutica dentro dessa abordagem específica. Com base na concepção analista do comportamento, a ansiedade é vista como uma aquisição de respostas de fuga e/ou esquiva, isso significa uma interpretação da ansiedade de acordo com a qual estimulação aversiva pré-sinalizada é evitável, controlável. Além de discutir a ansiedade em um contexto geral, o trabalho aborda o que se entende para que ocorra agravantes para esse fenômeno quanto ao assunto da ansiedade. Por fim, é possível concluir que, diferente do que críticos da Terapia Analítico-Comportamental apontam, a perspectiva behaviorista radical é adequada para o acompanhamento de pessoas que enfrentam a ansiedade.

Biografia do Autor

Amanda Albuquerque, UNIACADEMIA

Discente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Academia (UNIACADEMIA). E-mail: amanda--albuquerque@hotmail.com. 

Isadora Fernandes Marcon, UNIACADEMIA

Discente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Academia (UNIACADEMIA). E-mail: i.fmatalaia@gmail.com.

Julia Varella Silva, UNIACADEMIA

Discente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Academia (UNIACADEMIA). E-mail: jujuvarellas@gmail.com.

Natália Emídio de Souza, UNIACADEMIA

Discente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Academia (UNIACADEMIA). E-mail: natysoouzauhu@gmail.com.br. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Albuquerque, A. ., Marcon, I. F. ., Silva, J. V. ., & Souza, N. E. de . (2022). A ANSIEDADE PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 725–734. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5974