A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Fernanda de Oliveira Bottino Instituo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
  • Mônica Mendes Caminha Murito Instituo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
  • Tiago Savignon Cardoso Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafael de Lima Bilio Universidade Federal Fluminense- UFF
  • Tainah Silva Galdino Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5840

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Integração Curricular. Politécnica.

Resumo

Esse artigo buscou avaliar o papel de uma Feira de Ciências como instrumento pedagógico de integração entre educação básica e profissional técnica. A Feira de Ciências se apresenta como um universo rico e atraente nas escolas, à medida que pode atuar possibilitando a integração entre os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas, abrangendo uma discussão das dimensões política, econômica e social. As etapas do desenvolvimento deste projeto foram descritas e os trabalhos apresentados foram analisados quanto a integração das disciplinas. Os resultados apontaram a Feira de Ciências como uma importante ferramenta de articulação do trabalho pedagógico no interior da escola, fortalecendo a integração de conteúdos e dos processos avaliativos entre as disciplinas, além de proporcionar aos alunos serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Bottino, Instituo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) Especialista em Patologia Clínica pelo Instituo Qualittas. Mestre em Ciências pelo Programa de pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).E-mail: fernanda_bottino4@hotmail.com.

Mônica Mendes Caminha Murito, Instituo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ) Mestre em Biociencias e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) E-mail: caminha.murito@gmail.com.

Tiago Savignon Cardoso Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/RJ) Mestre e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental - FISCLINEX/UERJ E-mail: professortiagosavignon@gmail.com.

Rafael de Lima Bilio, Universidade Federal Fluminense- UFF

Pedagogo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/RJ) Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) E-mail: rafaelbilio@ig.com.br.

Tainah Silva Galdino, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Bióloga pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) Mestre em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/RJ) Doutora em Ciências pelo Programa de pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).  Pós-Doutorado em Bioquímica com ênfase em Biologia Molecular pelo programa CAPES / Brasil Sem Miséria E-mail: tainah.silva@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Bottino, F. de O. ., Murito, M. M. C. ., Machado, T. S. C. ., Bilio, R. de L. ., & Galdino, T. S. . (2022). A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 81–93. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5840