USO DOS BIOMARCADORES CARDÍACOS NA COVID-19: UMA REVISÃO NA LITERATURA

Autores

  • Ingryd Rodrigues Morais de Oliveira Faculdade Santa Maria
  • Jéssica Alves Moreira Faculdade Santa Maria
  • Pierri Emanoel de Abreu Oliveira Faculdade Santa Maria
  • Alexsandra Laurindo Leite Faculdade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5582

Palavras-chave:

Biomarcadores cardíacos. Covid-19. Complicações.

Resumo

INTRODUÇÃO: A China em dezembro de 2019 informou à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre um surto relacionado a uma doença respiratória aguda de modo grave que teve concentração na cidade de Wuhan. Desta forma, foi revelado um novo vírus que foi denominado de Corona vírus (2019-nCoV), também podendo ser chamado de SARS-CoV-2.  OBJETIVOS: O objeitovo geral desse estudo foi buscar através da literatura a importância dos biomarcadores cardíacos nas investigações iniciais e na correlação com a COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de uma revisão literária baseada em artigos que trazem informações a respeito do tema abordado. Nesse estudo, foi realizado por meio de artigos nas seguintes bases de dados eletrônicos SciELO (Scientific Eletronic Library Online), e Ministério da Saúde do Brasil, BVS (Portal Biblioteca Virtual em Saúde), Revista Atualiza Saúde e entre outros. Os descritores selecionados foram: covid-19, doenças cardiovasculares e biomarcadores cardíacos. Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos exigidos são: artigos publicados em 2016 até o presente, disponíveis e em qualquer idioma. Os critérios de exclusão são: antigos cujos temas não condize com o objetivo da pesquisa e artigos duplicados em base de dados. RESULTADOS: Para uma melhor compreensão e planejamento, inicialmente foi feita uma definição categórica dos 10 estudos da amostra final após a seleção que conduziram a revisão da literatura. Exponde de forma objetiva, preparamos uma tabela para melhor uma melhor apresentação do tema. CONCLUSÃO: concluiu-se após a análise de todos os artigos reunidos para esse estudo a COVID-19 é potencialmente grave e apresenta elevado índice de disseminação. Patologias cardiovasculares decorrentes da COVID‐19 são frequentes e têm mecanismos ainda pouco esclarecidos. Assim, pesquisas adicionais são inestimáveis. Entre linhas gerais, foi possível perceber que os biomarcadores cardíacos tem grande relevância no ponto de vista científico, os avanços para tratamento e diagnóstico vêm se aprimorando cada vez mais, na tentativa de precocemente detectar os pacientes com a mutação genética e lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Ingryd Rodrigues Morais de Oliveira, Faculdade Santa Maria

Graduanda do Curso de Bacharelado em Biomedicina da Faculdade Santa Maria (2022 - atual). E-mail: ingrydrodrigues26@gmail.com.

Jéssica Alves Moreira, Faculdade Santa Maria

Possui graduação de Bacharelado em Biomedicina UNILEÃO (2011). Mestranda em Ciências da Reabilitação (UNISUAM-RJ). Especialista em Docência do Ensino Superior (FSM - PB). Atualmente é professora titular do Curso de Biomedicina da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. 

Pierri Emanoel de Abreu Oliveira, Faculdade Santa Maria

Coordenador do Curso de Bacharelado em Biomedicina da Faculdade Santa Maria (2020 - atual). Doutorando em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos - UFPB (2022 - atual). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2022). Pós-graduado (especialização) em Hematologia Clínica pela UNILEÃO (2021), Pós-graduado (especialização) em Docência do Ensino Superior (2017) e Bacharel em Biomedicina (2015) pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras - PB. 

Alexsandra Laurindo Leite, Faculdade Santa Maria

Possui graduação em Biomedicina (Centro Universitário Doutor Leão Sampaio,2009). Atualmente é responsável técnica no laboratório de analises clinicas da empresa Instituto Madre Teresa de Apoio a Vida Dep.Welington Landim. Docente do Curso de Graduação em Biomedicina da Faculdade Santa Maria (FSM/PB) de Cajazeiras. Tem experiência na área de Análises Clínicas com ênfase em Hematologia e citopatologia clínica. 

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Oliveira, I. R. M. de ., Moreira, J. A. ., Oliveira, P. E. de A. ., & Leite, A. L. . (2022). USO DOS BIOMARCADORES CARDÍACOS NA COVID-19: UMA REVISÃO NA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1707–1719. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5582

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)