RELATO DE CASO: INFECÇÃO POR COVID-19 EM PACIENTE COM SÍNDROME DE PATAU

Autores

  • Madson do Nascimento Lopes Faculdade Brasileira -Multivix Vitória
  • Isabela Cristina Rocha Martins Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5532

Palavras-chave:

Síndrome de Patau. Trissomia do 13. COVID-19.

Resumo

Este artigo buscou realizar o relato de um caso de paciente com Síndrome de Patau, que é a terceira trissomia mais frequente entre as autossômicas, confirmado através do cariótipo em banda G periférica e com diagnóstico confirmado por meio de reação de transcriptase reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) para doença do coronavírus (COVID-19), doença declarada como pandemia pela OMS em 11 de março de 2019. Este relato de caso foi realizado através da revisão do prontuário da paciente pelo período em que esteve internada em um Hospital de Sergipe. Neste estudo, tentou-se observar a possibilidade de haver pior prognóstico neste grupo de pacientes por conta das malformações congênitas geradas pelo diagnóstico sindrômico e que podem levar a disfunção orgânica, dessa forma, os quadros de infecção por COVID-19 podem se apresentar em formas mais graves, necessitando de maior suporte, o que pode provocar maior taxa de letalidade em pacientes com esse diagnóstico sindrômico.

Biografia do Autor

Madson do Nascimento Lopes, Faculdade Brasileira -Multivix Vitória

Graduado em Medicina pela Faculdade Brasileira (Multivix Vitória), Médico residente do programa de pediatria do Hospital Santa Isabel, Aracaju, SE, Brasil, E-mail: madson-l@hotmail.com.

Isabela Cristina Rocha Martins, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Médica Pediatra pela Universidade Federal de Sergipe, graduada, Médica em Cancerologia Pediátrica pelo Hospital Erasto Gaertner - Curitiba PR, graduada.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Lopes, M. do N. ., & Martins, I. C. R. . (2022). RELATO DE CASO: INFECÇÃO POR COVID-19 EM PACIENTE COM SÍNDROME DE PATAU. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1406–1411. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5532