ESTRATÉGIA DE GESTÃO: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Jefferson Wanderson Pereira de Sena Servidor Público do Estado do Pará
  • Francisco de Assis Pinto Bezerra NAEA
  • Petrus Fabiano Araújo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5506

Palavras-chave:

Gestor. Organização. Sistematização. Atividades acadêmicas. Informações.

Resumo

A globalização exige organizações eficientes e competitivas e, no entanto, os Gestores das universidades apresentam dificuldades para estruturar as informações, sendo organizadas e armazenadas de forma aleatória, cuja precária sistematização gera problema no desempenho acadêmico. O objetivo do artigo é avaliar as possibilidades da Tecnologia da Informação e Comunicação, TIC, como estratégia de gestão para desenvolver as atividades acadêmicas, visando o crescimento da IES. A metodologia se traduziu no Estudo de Caso, cujo recurso de pesquisa foi a aplicação de questionários ao Gestor e aos Professores do Centro de Ensino Superior do Estado do Pará, CESUPA. Os resultados mostraram que, na unidade avaliada, a TIC apresenta possibilidades satisfatórias para gerir as atividades acadêmicas, com maior dinamismo e seletividade das informações geradas, além da criação de novos serviços, com impactos no aumento do desempenho acadêmico. Conclui-se que a utilização da TIC no ambiente acadêmico é algo benéfico e satisfatório para os colaboradores e comunidade em geral, na medida em que o Gestor sistematiza e disponibiliza informações fidedignas para serem acessadas de maneira eficaz, para alcançar metas pré-estabelecidas e servir de ferramenta para as tomadas de decisões, em favor do crescimento da IES.

Biografia do Autor

Jefferson Wanderson Pereira de Sena, Servidor Público do Estado do Pará

Professor Universitário, Consultor Organizacional e Servidor Público do Estado do Pará. Mestre em Educação. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica, de Projetos e de Tecnologia da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Ciência de Dados. Bacharel em Sistemas de Informação, Administrador. E-mail: jeffesena@gmail.com. 

Francisco de Assis Pinto Bezerra, NAEA

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA.  Linha de pesquisa: Desenvolvimento Local e Regional. Atua como Consultor acadêmico e Pesquisador. Economista. E-mail: profissionaldaufpa@hotmail.com.

Petrus Fabiano Araújo de Oliveira

Professor Universitário, Mestre em Administração. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica Contábil e Fiscal. Contador. E-mail: petrusoliveira270@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Sena, J. W. P. de ., Bezerra, F. de A. P. ., & Oliveira, P. F. A. de . (2022). ESTRATÉGIA DE GESTÃO: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 189–210. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5506