ESTRATÉGIA DE GESTÃO: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5506Palavras-chave:
Gestor. Organização. Sistematização. Atividades acadêmicas. Informações.Resumo
A globalização exige organizações eficientes e competitivas e, no entanto, os Gestores das universidades apresentam dificuldades para estruturar as informações, sendo organizadas e armazenadas de forma aleatória, cuja precária sistematização gera problema no desempenho acadêmico. O objetivo do artigo é avaliar as possibilidades da Tecnologia da Informação e Comunicação, TIC, como estratégia de gestão para desenvolver as atividades acadêmicas, visando o crescimento da IES. A metodologia se traduziu no Estudo de Caso, cujo recurso de pesquisa foi a aplicação de questionários ao Gestor e aos Professores do Centro de Ensino Superior do Estado do Pará, CESUPA. Os resultados mostraram que, na unidade avaliada, a TIC apresenta possibilidades satisfatórias para gerir as atividades acadêmicas, com maior dinamismo e seletividade das informações geradas, além da criação de novos serviços, com impactos no aumento do desempenho acadêmico. Conclui-se que a utilização da TIC no ambiente acadêmico é algo benéfico e satisfatório para os colaboradores e comunidade em geral, na medida em que o Gestor sistematiza e disponibiliza informações fidedignas para serem acessadas de maneira eficaz, para alcançar metas pré-estabelecidas e servir de ferramenta para as tomadas de decisões, em favor do crescimento da IES.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY