ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA LICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO SUS

Autores

  • Thatiane da Silva Gomes do Nascimento Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5374

Palavras-chave:

Aquisição. Medicamentos. Planejamento.

Resumo

A assistência farmacêutica desenvolve uma série de atividades relacionadas com serviços de fornecimento em que o planeamento, programação e aquisição de medicamentos desempenham um papel importante, garantindo o acesso e uso racional de medicamentos. O planejamento fornece um conjunto de informações e dados administrativos obtidos de levantamentos de informações epidemiológicas, definição de organização, serviços, financiamento, padronização farmacêutica, gestão de estoque e recursos humanos e materiais, o que permitirá à equipa responsável pela programação definir o quê, quem, quando e quanto comprar. Nesse sentido, a programação deve estabelecer normas e procedimentos, definir métodos de trabalho, tarefas, responsabilidades e prazos, ferramentas, ciclo e método. Uma vez pronta a programação, inicia-se o processo de aquisição, que reúne uma série de o objetivo do programa é disponibilizar os medicamentos em quantidade e com uma boa qualidade e no menor custo possível. Para determinar o que e quanto comprar, o gestor deve realizar uma vistoria técnica específica para determinar a demanda de cada medicamento (princípio ativo) em sua cidade ou estado, utilizando registros de atendimento do ano corrente e de dois anos antes. Em seguida, é necessário realizar uma pesquisa de preços abrangente e detalhada sobre os ingredientes ativos e a quantidade do produto.

Biografia do Autor

Thatiane da Silva Gomes do Nascimento, Universidade Iguaçu

Graduanda em farmácia na Universidade Iguaçu. E-mail:

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Prof. Orientador do curso de Farmácia na Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Nascimento, T. da S. G. do ., & Andrade, L. G. de . (2022). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA LICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO SUS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 890–900. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5374

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>