INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DIREITO PENAL

Autores

  • Fernanda Ribeiro Ricardo Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG
  • Rosana Ribeiro da Silva Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5284

Palavras-chave:

Mídia. Direito penal. Repercussão Social. Influência.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo demonstrar a possibilidade e consequência da influência da mídia no direito penal, sendo que, para tanto, serão analisados o conceito de mídia e repercussão social. Após, serão abordados os aspectos das redes sociais no atual cenário social, de modo a demonstrar que as ferramentas de comunicação estão se tornando cada vez mais poderosas, seja para orientar opiniões, seja para facilitar a tomada de decisões, inclusive para orientar as políticas públicas. Por fim, uma vez conceituadas a mídia e repercussão social, passa a demonstrar a possibilidade e consequência da influência da mídia no direito penal, ou seja, até qual ponto a mídia influencia nas decisões dos juízes na esfera criminal, ressaltando suas consequências positivas e negativas, ao passo que, exemplificará com casos de grande repercussão social e, seus resultados.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Ricardo, Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG

Bacharelanda no curso de graduação em Direito, do Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG. E-mail: ferribeirouh@gmail.com.

Rosana Ribeiro da Silva, Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG

Bacharelanda no curso de graduação em Direito, do Centro Universitário UNA- Campus Bom Despacho/MG. E-mail: Rosana_1803@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13/05/2022

Como Citar

Ricardo, F. R. ., & Silva, R. R. da . (2022). INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DIREITO PENAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1803–1820. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5284