PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DA SEPSE EM IDOSOS NA REGIÃO SUDESTE

Autores

  • Fernanda Ferreira Larocca Quinto Universidade de Vassouras- RJ
  • Helcio Serpa de Figueiredo Junior Universidade de Vassouras- RJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4800

Palavras-chave:

Sepse. Infecção Hospitalar. Idoso. Mortalidade.

Resumo

A população idosa vem crescendo continuamente representando cerca de 10% dos brasileiros e a transição desse processo demográfico traz consequentemente ocorre um elevado índice de doenças que são mais prevalentes nessa faixa etária. Uma dessas afecções é a sepse que pode ser definida como uma disfunção orgânica ocasionada por uma infeção que acarreta alto risco de vida. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise epidemiológica das internações por sepse, em pacientes idosos, no Sudeste nos últimos 5 anos. É um estudo do tipo observacional, transversal e retrospectivo através de um levantamento de dados do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS). Os dados obtidos foram o número de internações por sepse no Sudeste, durante o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, na população acima de 60 anos, o número de óbitos, taxa de mortalidade, média de duração da internação hospitalar e valor médio de cada internação. Os Resultados encontrados foram um total de 197.295 internações, dessas 118.881 foram a óbito apresentando uma taxa de mortalidade  média de  60,26%. A média de internação hospitalar foi de 11,3 dias com o custo de  R$3.507,67 para cada internação. Os outros estudos corroboraram com os dados encontrados, apresentando uma elevada incidência, mortalidade e gastos para os sistemas de saúde. É importante priorizar a instalação dos protocolos de diagnóstico para que este consiga ser precoce e possibilitar a instalação de um tratamento imediato para um melhor desfecho da internação.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Larocca Quinto, Universidade de Vassouras- RJ

Discente de Medicina na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: fernandalarocca@hotmail.com.

Helcio Serpa de Figueiredo Junior, Universidade de Vassouras- RJ

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: helcioserpa@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

05/04/2022

Como Citar

Quinto, F. F. L. ., & Figueiredo Junior, H. S. de . (2022). PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DA SEPSE EM IDOSOS NA REGIÃO SUDESTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2016–2026. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4800