METODOLOGIAS ÁGEIS: E SUA APLICABILIDADE NA ÁREA DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4751Palavras-chave:
Marketing ágil. Criatividade. Solução de problemas.Resumo
Este artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa exploratória para levantamento de algumas das metodologias ágeis e sua aplicabilidade no marketing. As Metodologias Ágeis estão presentes há algum tempo na indústria e no desenvolvimento de software, mas têm se tornado cada vez mais frequentes em agências de publicidade e comunicação. Essa metodologia foi criada para agilizar projetos relacionados ao desenvolvimento de software, auxiliando na solução dos problemas enfrentados durante esse processo, que utilizou técnicas tradicionais de gestão. A pesquisa exploratória caracteriza-se por uma abordagem com procedimentos mais flexíveis e consequentemente menos formais. A pesquisa foi realizada de 2013 a 2020 no Google/Google acadêmico, em sites e blogs, nos quais foram utilizados os seguintes descritores: metodologia ágil e marketing. Entre eles foi identificada uma amostra de 35 sites/blogs sobre metodologia ágil e sua aplicabilidade na área de marketing, que foram utilizados neste estudo. Os anos com maior número de publicações foram 2019 com 12, e 2020 com 10 publicações, 2017 e 2018 com 5, 2016 com 2, 2013 com 1, e os anos de 2014 e 2015 sem nenhum trabalho que se enquadre na pesquisa. O estudo demonstrou que a maioria das informações que temos sobre metodologias ágeis é disponibilizada na rede por meio de blogs atualizados. Os métodos ágeis têm se mostrado bons aliados de produtividade para equipes em diferentes áreas de avaliação, mas principalmente para projetos de marketing, oferecem oportunidades de negócios ou soluções para problemas cotidianos de forma rápida, criativa e eficaz aos clientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY