METODOLOGIAS ÁGEIS: E SUA APLICABILIDADE NA ÁREA DE MARKETING

Autores

  • Amanda Teixeira Barbosa Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • César Carriço da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  •  Rebecca Leal Caetano
  • Deborah Paredes Soares da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Júlio Vianna Barbosa FIOCRUZ
  • Zeneida Teixeira Pinto FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4751

Palavras-chave:

Marketing ágil. Criatividade. Solução de problemas.

Resumo

 Este artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa exploratória para levantamento de algumas das metodologias ágeis e sua aplicabilidade no marketing. As Metodologias Ágeis estão presentes há algum tempo na indústria e no desenvolvimento de software, mas têm se tornado cada vez mais frequentes em agências de publicidade e comunicação. Essa metodologia foi criada para agilizar projetos relacionados ao desenvolvimento de software, auxiliando na solução dos problemas enfrentados durante esse processo, que utilizou técnicas tradicionais de gestão. A pesquisa exploratória caracteriza-se por uma abordagem com procedimentos mais flexíveis e consequentemente menos formais. A pesquisa foi realizada de 2013 a 2020 no Google/Google acadêmico, em sites e blogs, nos quais foram utilizados os seguintes descritores: metodologia ágil e marketing. Entre eles foi identificada uma amostra de 35 sites/blogs sobre metodologia ágil e sua aplicabilidade na área de marketing, que foram utilizados neste estudo. Os anos com maior número de publicações foram 2019 com 12, e 2020 com 10 publicações, 2017 e 2018 com 5, 2016 com 2, 2013 com 1, e os anos de 2014 e 2015 sem nenhum trabalho que se enquadre na pesquisa. O estudo demonstrou que a maioria das informações que temos sobre metodologias ágeis é disponibilizada na rede por meio de blogs atualizados. Os métodos ágeis têm se mostrado bons aliados de produtividade para equipes em diferentes áreas de avaliação, mas principalmente para projetos de marketing, oferecem oportunidades de negócios ou soluções para problemas cotidianos de forma rápida, criativa e eficaz aos clientes.

Biografia do Autor

Amanda Teixeira Barbosa, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Business Intelligence Specialist – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). amandatbarbosa94@gmail.com 

César Carriço da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Dr em Ciências – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – IBMR. carrico82@gmail.com, 

 Rebecca Leal Caetano

Doutora em Ciências – Universidade Estácio de Sá (UNESA) RJ. rebeccalealcaetano@gmail.com 

Deborah Paredes Soares da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-graduada em Engenharia Ambiental e Mestranda em Ensino de Ciências Universidade UFRJ. deborahpbio@yahoo.com.br 

Júlio Vianna Barbosa, FIOCRUZ

Doutor em Ciências – Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) – IOC- FIOCRUZ. julio.jub@gmail.com 

Zeneida Teixeira Pinto, FIOCRUZ

Doutora em Ciências – Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) – IOC - FIOCRUZ. zeneida@ioc.fiocruz.br 

 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Barbosa, A. T. ., Silva, C. C. da ., Caetano,  Rebecca L. ., Silva, D. P. S. da ., Barbosa, J. V. ., & Pinto, Z. T. . (2022). METODOLOGIAS ÁGEIS: E SUA APLICABILIDADE NA ÁREA DE MARKETING. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1659–1669. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4751