APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL E ATIVIDADES EXTRACLASSE

Autores

  • Lourdes Maiolo Instituto Federal de São Paulo- IFSP
  • Carlos Eduardo Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4709

Palavras-chave:

Atividades Extraclasse. Escola de Ensino Integral. Família. Percepções Docentes.

Resumo

Este artigo refere-se a uma problemática inserida a muito tempo nas escolas e pouco discutida nos meios acadêmicos, as atividades extraclasse, que são atividades enviadas pelos professores para serem desenvolvidas fora do ambiente escolar acompanhadas pelos responsáveis. A intenção é de proporcionar reflexões de como e em que condições estas atividades estão sendo desenvolvidas, ou não pelos alunos, observando se existem condições para que as mesmas possam ser realizadas dentro das unidades escolares de ensino integral, devido ao tempo de permanência dos alunos nessas escolas. No trabalho é apresentada uma pesquisa relacionada ao tema, citada por Carvalho e Serpa (2006) que teve como foco a problemática do “dever de casa” (referindo-se a essas atividades extraclasse) elaborada por bolsistas de um programa de Iniciação a Docência, realizada com professores e responsáveis, relatando pontos negativos recorrentes durante o desenvolvimento das atividades extraclasse que merecem atenção e adequação, observando as transformações que ocorreram nos últimos tempos na sociedade bem como, nova logística das famílias, novos arranjos familiares e situações socioculturais diferenciadas nas escolas.

Biografia do Autor

Lourdes Maiolo, Instituto Federal de São Paulo- IFSP

Licenciatura plena em Matemática pela Unip.  Licenciada em Pedagogia. Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência Tecnologia e Sociedade (IFSP - Instituto Federal de São Paulo).

Carlos Eduardo Guimarães

Doutor em Sociologia; Mestre em Ciências Sociais; Especialista em Psicopedagogia; Licenciado em Geografia; Bacharel em Ciências Sociais; Licenciado em Ciências Sociais. 
http://lattes.cnpq.br/0836642763735156

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Maiolo, L. ., & Guimarães, C. E. . (2022). APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL E ATIVIDADES EXTRACLASSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1376–1387. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4709