A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisca Talitta Muniz Saboya Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Andreza Gonçalves Trajano Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Lorena Fragoso Silva Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rayra Azevedo dos Santos Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Thayusa Rayan Passos Melgaço Centro Universitário Estácio do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4672

Palavras-chave:

Adolescência. Saúde mental. Intervenção grupal.

Resumo

O presente estudo consiste em relato de experiência de intervenção elaborada a partir da demanda de um grupo de alunos do ensino médio que, por iniciativa própria, debruçou-se sobre a problemática da ansiedade e da depressão, no sentido de promover acolhimento, entre os escolares da instituição a qual pertencem. Sabendo-se que em situações de avaliação de desempenho, alunos, não raro, encontram-se em condição de sofrimento emocional, tais como ansiedade patológica e depressão, conveio então, a proposição de uma intervenção de direcionamento claro para prevenção e promoção em saúde mental. Assim, com o objetivo de direcionar tais estudantes ao olhar das emoções e dos sentimentos, tanto nos eventos normativos como não normativos da adolescência; Instruir quanto à relevância de se perceber as nuances do que é dito normal (como processo) ou patológico, capacitando-os minimamente a identificações de sinais e sintomas e o reconhecimento das emoções como algo inerente ao ser humano, o manejo da ação propôs melhor entendimento e fortalecimento do projeto criado pelos próprios alunos da instituição. A partir do que foi realizado, notadamente, a ação promovida gerou resultados satisfatórios, de modo que com as dinâmicas conduzidas os alunos demonstraram, além da compreensão acerca da importância das emoções, o entendimento sobre possíveis sinais e sintomas relacionados à depressão e ansiedade, nos quais a ação grupal manteve o foco.

Biografia do Autor

Francisca Talitta Muniz Saboya, Centro Universitário Estácio do Ceará

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFC. Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará. E-mail: francisca.saboya@estacio.br

Andreza Gonçalves Trajano, Centro Universitário Estácio do Ceará

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. E-mail: andreza.goncalvestra@gmail.com.

Lorena Fragoso Silva, Centro Universitário Estácio do Ceará

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. E-mail: lorena.frags@gmail.com.

Rayra Azevedo dos Santos, Centro Universitário Estácio do Ceará

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. E-mail: rayra-azevedo@hotmail.com.

Thayusa Rayan Passos Melgaço, Centro Universitário Estácio do Ceará

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. E-mail: thaay.rayan@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Saboya, F. T. M. ., Trajano, A. G. ., Silva, L. F. ., Santos, R. A. dos ., & Melgaço, T. R. P. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 988–998. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4672