COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E BNCC: A PROMOÇÃO DE EQUIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Vinícius Nicéas do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4576

Palavras-chave:

Equidade. BNCC. Coordenação pedagógica.

Resumo

 O presente estudo analisa a presença e a prática da equidade nas escolas por meio da percepção de coordenadores pedagógicos. Considerando que a equidade é um valor essencial para garantir a igualdade democrática dos estudantes à educação de qualidade e que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propicia que o debate sobre a equidade se desloque da esfera legal para as práticas pedagógicas, compreender tal realidade se manifesta relevante. Nossa fundamentação teórica foi construída a partir dos estudos de Almeida (2021), Frangella (2020), Freitas (2007), Perez (2018), Sousa (2020), entre outros, os quais discutem sobre equidade na educação, BNCC e a atuação do coordenador pedagógico. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com coordenadores pedagógicos. Os resultados apontaram que os coordenadores pedagógicos reconhecem a presença da equidade na escola como um elemento que contribui para a aprendizagem dos estudantes, considerando suas individualidades, e que a Pedagogia de Projetos é um mecanismo para promover a equidade.

Biografia do Autor

Vinícius Nicéas do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Linguística (UFPE). Graduado em Letras (Licenciatura  Português e Espanhol - UFPE). Especialista em Gestão escolar e Coordenação pedagógica (Faculdade ALPHA). Professor de línguas portuguesa e espanhola no Ensino Fundamental (Anos Finais). Atuou como professor de Graduação e Pós-graduação. Desenvolve pesquisas ancoradas na Análise Crítica do Discurso, na Linguística Textual e Linguística Cognitiva, com foco no estudo das metáforas. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Nascimento, V. N. do . (2022). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E BNCC: A PROMOÇÃO DE EQUIDADE NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 288–307. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4576