ANÁLISE DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS PARA A PREVENÇÃO DE RISCOS DE INSTABILIDADE DE ENCOSTAS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI

Autores

  • Antonio Marcos Marques do Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Elson Antonio do Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4570

Palavras-chave:

Chuvas intensas. Pluviômetros. Niterói.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os dados pluviométricos da rede de medidores de chuva instalada na cidade de Niterói com a finalidade de orientar a Defesa Civil e a população nas ações de redução dos riscos de deslizamentos de encostas. O estudo baseou-se nos dados dos pluviômetros de Niterói e informações obtidas no Plano Municipal de Redução de Riscos de Inundação e Instabilidade de Encostas desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da UFF. Foram estudados os registros pluviométricos no período de 2014 a 2019. Constatou-se que durante o referido período não foi registrada intensidade superior à observada em 2010, quando ocorreu o desastre do morro do Bumba. A maioria das precipitações máximas medidas no período situou-se abaixo de 41 mm no período de 24 h, limite considerado crítico para a cidade de Niterói. O tempo de retorno calculado para as maiores precipitações registradas apresentou valores inferiores a oito anos, indicando a não ocorrência de eventos extremos, no período analisado. As localizações dos dezesseis pluviômetros mostram-se adequadas à cobertura de todo o município, constituindo-se em um importante recurso para o auxílio aos órgãos da Defesa Civil e da população nas ações de redução dos riscos de instabilidade de encostas.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Marques do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. No momento atua como Engenheiro de Fiscalização de Obras e Contratos na Universidade Federal Fluminense - UFF. E-mail: antonionascimento@id.uff.br. 

Elson Antonio do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Civil pela UFF, Graduação em Engenharia Agronômica pela UFRRJ. Pós-Graduação na Área de Recursos Hídricos na Holanda e em Israel. Atualmente é professor na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Segurança e Defesa Civil, ministrando as disciplinas: Fenômenos de Transportes, Engenharia de Dutos Submarinos, Modelagem Numérica em Recursos Hídricos e Gerenciamento de Eventos Extremos em Recursos Hídricos. 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Nascimento, A. M. M. do ., & Nascimento, E. A. do . (2022). ANÁLISE DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS PARA A PREVENÇÃO DE RISCOS DE INSTABILIDADE DE ENCOSTAS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 182–195. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4570